Entrar para o mercado de trabalho sempre exigiu muita competição mas na atual realidade do país, onde o número de desempregados é alarmante, nunca foi tão importante se sair bem em uma entrevista para garantir a tão sonhada vaga de emprego.
Pensando nisso, listamos 5 das principais dicas para ajudar antes e depois da sua entrevista.
1. Prepare-se antes
Ao ser chamado para uma entrevista, a primeira coisa que precisa fazer é pesquisar a fundo a história dessa empresa e a descrição da vaga. É muito comum mandar currículo para mais de um processo seletivo, por isso dificilmente você vai lembrar de todas as vagas que está concorrendo. Por isso é sempre importante pesquisar a empresa, sua história, seus valores, o que os clientes falam sobre ela. Muitas vezes essas e outras informações podem ser encontradas facilmente no site da mesma.
Reveja também a descrição da vaga, suas futuras obrigações e os requisitos da mesma para estar tudo fresquinho na memória no dia da entrevista.
2. Não seja passivo
Ao ser entrevistado, não basta apenas responder as perguntas, você precisa mostrar que tem interesse pela vaga e que se preparou para a entrevista, e fazer perguntas é uma ótima forma de mostrar isso. Questione o entrevistador sobre mais informações da vaga, sobre como seria um dia comum nesta função ou qualquer outra dúvida que possa querer esclarecer.
3. Seja objetivo
Ficar parte da entrevista enaltecendo suas habilidades não vai ajudar na sua contratação. Por isso, seja objetivo ao contar uma situação em que você conseguiu obter exito, como resolveu problemas e os resultados alcançados.
4. Sempre a verdade
Mentir nunca é uma opção. Por mais que uma mentira possa te ajudar hoje a arrumar um emprego, será essa mesma mentira que vai fazer com que você perca esse emprego amanhã. Por isso não tenha medo de ser verdadeiro no seu currículo e na entrevista, sobre as experiências que tem, sobre estar participando de mais de um processo seletivo e assim por diante.
5. Tenha paciência
Após a realização da entrevista, pode haver mais de uma etapa de seleção, e as empresas costumam levar até uma semana para entrar em contato avisando da próxima etapa. Por isso, seja paciente na espera pelo contato, você não vai ganhar pontos por ligar todos os dias pedindo informações. Caso você não receba nenhuma informação após a data limite passada pela empresa, ligue apenas uma vez para obter uma resposta. Caso a empresa não atenda, seja evasiva ou não dê uma resposta, esses são indicativos que ela não respeita os candidatos, muito menos seus funcionários. Esqueça-a e continue buscando outras oportunidades.