Quando demitir um colaborador?

Quando demitir um colaborador?

Uma das tarefas mais difíceis na gestão de uma empresa é a manutenção de uma boa equipe e a contratação de colaboradores. Por esse motivo é importante que o empreendedor esteja preocupado em disseminar os valores e a missão da empresa para todos os colaboradores. Dessa forma fica mais fácil criar uma cultura interna no ambiente corporativo.

Demissão por justa causa
A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) prevê algumas formas de demitir um colaborador por justa causa. Com isso, são eliminadas as necessidades de pagar encargos trabalhistas como multa do INSS e rescisão contratual.
Porém, para isso, será necessário que a demissão se enquadre em um dos critérios estabelecidos, que podem ser Incontestáveis ou depender da interpretação dos juristas da área trabalhista. É preciso também que o empreendedor tenha em mente que a grande rotatividade de colaboradores não é bem vista pelo mercado de trabalho. Isso pode atrapalhar a produtividade e a reputação da empresa.

Roubo e furto, falsificação de documentos ( como atestados médicos), ofensas físicas aos colegas de trabalho ou superiores e faltas superiores a 30 dias consecutivos são motivos para essa classificação de demissão e, claro, antes de mais nada, é importante que o empreendedor tenha provas dos problemas no momento da demissão.

Demissão em nome da produtividade da equipe
Se o colaborador não deu nenhum dos motivos previstos na CLT para uma demissão por justa causa, o empreendedor pode demitir um funcionário desde que arque com todos os custos de uma demissão sem justa causa. Porém, demitir alguém sempre gera desgaste e estresse por parte do empregador e da equipe. tentar reverter um colaborador problemático pode ser uma saída melhor para todas as partes envolvidas.

Seguem algumas das principais causas de demissão sem justa causa:

Falta de ética, honestidade com a empresa, colegas de trabalho, clientes e concorrentes
Funcionário chateado, desmotivado, sem ânimo e perspectiva profissional
Profissionais que se dedicam ao serviço mas não consegue se adequar ao padrão de qualidade esperado e cometem muitas falhas

Conversar é importante
É sempre muito bom para empresa apostar em conversas e no feedback entre gestores e funcionários. Se possível, torne isso uma rotina na empresa. É preciso motivar os colaboradores para que se sintam entusiasmados com os projetos da empresa e com o crescimento dela e, consequentemente, o deles.