Organização no trabalho com Marie Kondo

Organização no trabalho com Marie Kondo

A organizadora profissional Marie Kondo, sucesso nas livrarias e agora em seu programa na Netflix (Ordem na Casa) revolucionou a organização através de seu método KonMari, cuja função principal é manter em nossa casa apenas as coisas que nos trazem alegria.

Ela sugere que empilhemos todos os itens que temos de uma mesma categoria, como roupas, para tomarmos consciência da quantidade deles que possuímos, chamando atenção para o fato de não precisarmos de todos, por não usarmos todos e não gostarmos de todos.

Na sequência ela recomenda que seguremos item por item e identifiquemos se ele nos traz alegria. Sabe aquela roupa que você adora, usa o tempo todo e não se imagina sem ela? Essa sensação significa que essa peça te traz alegria, então pode guardá-la no armário novamente. Se não sente o mesmo por outra peça, deve agradecer por ela ter passado por sua vida e separá-la para doação.

No trabalho, não podemos simplesmente descartar todos os itens que não amamos, pois precisamos guardar muitas coisas, mas podemos nos questionar em vez da alegria, a necessidade de guardar cada documento. Também podemos evitar o acúmulo de estoque de papelaria, assim como categorizar melhor as coisas, e guardá-las conforme a necessidade de uso de cada um.

Vale destacar, que esta organização estende-se para arquivos virtuais, guardados em computadores, HD externo e servidores. Tudo precisa estar organizado para ser facilmente encontrado em um momento de necessidade.