A importância das metas no planejamento da empresa

A importância das metas no planejamento da empresa

Os tempos estão difíceis, é uma afirmativa global, recorrente e insistente no meio empresarial. Mas então, como fazem a empresa X, a empresa Y que se mantém em ascensão? Criar um negócio e permanecer no mercado, levando-se em conta que não existe “bola de cristal “ que preveja o resultado, requer definir passos importantes para o negócio crescer.

Independentemente do nível da empresa, é fundamental, à princípio, não perder o rumo, se conscientizando da importância de manter o foco de onde se deseja chegar, as maneiras de trabalho, os objetivos concretos e simples. A partir de metas predeterminadas, é possível entender, tanto o que fazer para ter sucesso nos negócios, a concorrência, como as oportunidades e ameaças encaradas pelo empreendimento.

De posse da realidade, agora é definir tais metas. Para isso, existem muitas estratégias; dentre elas, uma técnica motivadora chamada SMART (“inteligente”, em inglês). As letras formam as seguintes ações.

(Specific – S) Metas Específicas, com direcionamento e características apropriadas para cada momento em que se encontra o negócio, de formas a traduzir em números o resultado de cada meta.

(Measurable – M) Metas Mensuráveis, ir aos poucos, “pé no chão” com objetivos palpáveis e reais, dividindo as metas em partes menores, o que ajuda na motivação.

(Attainable – A) Metas Alcançáveis, viáveis de serem alcançadas dentro do tempo e dos recursos disponíveis, nem simples demais para não desanimar, porém desafiadoras o suficiente para manter a motivação.

(Relevant – R) Relevante, não adianta estabelecer metas que não colaborem para o crescimento do negócio. Se os principais concorrentes do mercado não vendem determinado produto e há demanda, é possível uma das metas definir entrar no mercado para conseguir aumentar o volume de vendas.

(Time-Based – T) Metas Temporais, com cronograma para seu cumprimento evitando diminuir a motivação da equipe e a perda da relevância. Cada meta precisa ter dois prazos diferentes: um para a sua conclusão e um para a sua avaliação.

Sem um planejamento estratégico, as metas são apenas desejos para que o negócio se desenvolva de maneira adequada. Colocado em prática da maneira certa, o processo de estabelecimento de metas permite, não apenas que o negócio cresça, mas que o uso de recursos seja otimizado e que a produtividade aumente. A WORK CENTER – Escritório Virtual/Compartilhado para profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviços serve para empreendedores que queiram reduzir custos e canalizar sua energia e investimentos para o foco do seu negócio.