O método comum e tradicional de atrair clientes foi, por muito tempo, apenas oferecer descontos e promoções dos seus produtos e serviços através das mídias. Porém, recentemente, descobriu-se que oferecer conteúdo de qualidade pode ser tão atrativo quando dar 10%, 20% ou até 30% de desconto.
Conteúdo? Como assim?
Mas antes de ensinarmos você a criar conteúdo para atrair seu cliente, primeiro precisamos definir o que é conteúdo dentro desse universo que estamos abordando. Se eu tenho uma empresa de estética, uma propaganda tradicional seria divulgar que a massagem modeladora que faço está com 10% de desconto por um período determinado. Mas se ao invés disso, eu der dicas rápidas e eficientes que ajudam a maximizar os resultados da massagem modeladora, estou mostrando uma forma de prolongar os efeitos dela, e dessa forma aumentando o valor percebido da mesma, cobrando o mesmo preço e ainda atraindo pessoas que confiam no que eu estou falando para fazer uma massagem comigo.
Oferecer conteúdo, então, envolve abordar temas que são de interesse do seu público e que você domina, além de poderem ser relacionados com seu produto ou serviço de forma indireta. No caso da minha empresa hipotética de estética, assuntos relacionados à saúde e autoestima são de interesse do meu público. Eu posso falar sobre eles e estar divulgando meus serviços sem fazer propagandas toda semana ou falar do que eu vendo a todo o momento.
E isso funciona?
Essa prática está alcançando muito resultado pois muda a relação estabelecida com os clientes ou com as pessoas interessadas no seu trabalho. Em vez de estimular uma luta sangrenta por descontos, você assume a postura de educador, ensinando seu público diversas coisas que eles já tem interesse e assim mostrando que você é especialista naquilo que faz. E dessa forma, seu cliente se interessa pelo seu trabalho de uma forma mais profunda, com confiança, além de recomendar você para seus conhecidos.
Contudo, será que esse tipo de “propaganda” pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, que vende qualquer produto e serviço? Sim, qualquer um pode usá-la. O que diferencia é que algumas empresas tem mais opções de conteúdos para abordar, outras menos, mas a qualidade que pode ser alcançada, assim como o envolvimento são os mesmos.
E como posso fazer isso?
Existem diversas técnicas e formas de criar conteúdo, assim como existem empresas especializadas em identificar e criar o melhor conteúdo para o público de cada negócio. Mas você pode sim começar sozinho. Para isso você precisa primeiro garantir que tem os conhecimentos necessários sobre seu produto e serviço (tudo que ele faz, benefícios, modo de usar e tudo o mais). Sabendo disso, você deve escolher uma área relacionada a ele que seu público pode ter interesse real.
Outro exemplo, se eu tenho uma loja de roupas, algumas opções de conteúdos que posso oferecer são tendências de moda, como conservar melhor as peças, ideias de composições de várias peças que vendo.
Sabendo os temas que você vai abordar, o passo seguinte é escolher como você vai passar essa informação (com um texto, uma foto, um vídeo) e qual será a frequência que você vai oferecer o conteúdo. E claro, interaja com as pessoas que fizerem comentários sobre seu conteúdo.
E por fim, uma dica muito importante: teste diversas opções e formas de abordar os conteúdos. Cada público é um público diferente, por isso é preciso testar várias opções até achar o melhor formado de agradar seu público.