Conteúdo e Funil de Vendas

Conteúdo e Funil de Vendas

Ainda em Fevereiro, postamos um texto falando sobre como oferecer conteúdo, ao invés de descontos, pode atrair um público mais fiel ao seu negócio e o ensinamos a fazer isso sozinho (leia o texto aqui).

E no texto de hoje vamos nos aprofundar em três categorias de conteúdo, voltadas para o seu Blog, conforme os estágios em que o seu futuro cliente se encontra.

Mas vamos por partes…

Primeiro, você precisa compreender que nem todas as pessoas que tem acesso à sua propaganda tem o mesmo nível de urgência pelo seu produto.

Eu posso ter o sonho de comprar um imóvel mas posso não ter o valor disponível ainda para comprar, mas isso não significa que eu não possa acompanhar o Blog de uma imobiliária que me passa diversas informações úteis para minha futura compra.

Ou eu posso estar procurando um imóvel nesse momento, e receber um desconto na documentação da venda pode me fazer escolher entre a sua imobiliária ao invés de outra, por exemplo.

Se a urgência de cada pessoa é diferente, o tipo de propaganda também precisa ser direcionado, para ser eficiente em todos os casos.

Para facilitar o entendimento, foram divididas em 3 níveis de interesse e comparados com um funil.

Funil? Como assim?

O Funil de vendas, como é chamado, possui no topo dele as pessoas que estão tento o primeiro contato com sua empresa e seu conteúdo. Elas não sabiam que o seu produto poderia ser tão incrível e que ajudaria muito na vida delas, então elas precisam ser informadas sobre o que é seu produto e como ele pode revolucionar a vida delas, mas de maneira sutil, focando mais no conteúdo do que na venda do produto.

No meio do funil, elas já tem mais informações sobre sua empresa, estão interessados realmente no que você tem a oferecer mas ainda estão um pouco resistentes. Nesse estágio, é importante que você fale mais sobre seu produto, mostrando suas vantagens, tirando dúvidas sobre ele e o comparando com a concorrência. Forneça argumentos que façam a pessoa escolher o seu produto.

E no fundo do funil, temos as pessoas que querem muito se tornar seu cliente mas só precisam de um empurrãozinho para tomar a decisão. Nesse momento um desconto é uma boa opção, assim como usar alguns dias do serviço grátis, ou ganhar algum bônus ao realizar a compra agora.

O que eu faço então?

Na internet, é difícil saber de imediato em que estágio de compra o seu visitante está, mas você pode guiá-lo para onde ele encontrará o conteúdo que o interesse e assim ele percorrerá o caminho completo do funil até a venda ser realizada.

Ou se ele está em estágios mais avançados, pode encontrar o botão de Compre Agora com 10% de desconto e fazer a sua compra.

O que você pode fazer é criar conteúdos diversos dentro desse funil de venda e organizá-lo no seu Blog para que qualquer pessoa possa acessar e assim ter a informação que mais a interessa. Pode ainda oferecer conteúdos através de assinatura por e-mail, como newslatter e assim enviar diretamente para a pessoa o tipo de conteúdo que ela demonstrou interesse.