Tipos de Negociação e Parceria

Tipos de Negociação e Parceria

São poucos os negócios que conseguem se manter no mercado sem fazer nenhum tipo de parceria, que tem domínio sobre todo o processo de produção, distribuição, venda e pós venda, pois esse processo é muito extenso e pode ser melhor realizado se quebrado em etapas, focando na parte que melhor fazemos e negociando as demais com empresas especializadas nessas áreas, como a área de logística.

Essa prática ajuda as empresas a manter a atenção na sua criação, de produtos ou serviços e conte com serviços de qualidade mesmo não tendo controle te todas as áreas da empresa.

Mas se você não controla todas as etapas, e precisa de ajuda naquelas que você não desenvolve, é fundamental que sua relação com essas empresas seja uma relação de confiança e parceria (que por definição fala da união de uma ou mais pessoas com um mesmo objetivo em comum). Logo, escolher parceiros não é uma tarefa simples pois uma escolha ruim pode ocasionar muitos problemas para a sua empresa diretamente. Se sua loja virtual faz uma parceria com uma transportadora que não consegue entregar todas as mercadorias vendidas, quem você acha que vai receber toda a raiva e descontentamento dos clientes que pagaram e não receberam a peça?

Tendo deixado bem claro o quanto a relação de parceria é importante para sua empresa, queremos apresentar aqui alguns tipos de parceria e negociação que existem no mercado e qual delas indicamos como melhor opção.

Perde/Perde

Posso estar tendo problemas com o meu fornecedor de madeira, que uso para confeccionar meus móveis com designer próprio. A data de reposição do estoque de material pode precisar ser alterada devido ao aumento do volume de vendas. Mas o contrato já está assinado e o fornecedor não me oferece nenhuma alternativa. Todas as sugestão que dou são negadas, não posso contratar outra empresa e estou insatisfeita com essa, por isso acabo prejudicando a empresa ao difamá-la no meu círculo de amigos. A parceria atual que temos é do tipo Perde/Perde, pois os dois lados estão tendo algum prejuízo.

Ganha/Perde ou Perde/Ganha

Usando como exemplo a mesma situação acima. No caso do fornecedor alterar a data de reposição do meu estoque, eu estou ganhando pois posso atender meus clientes. Mas essa alteração no contrato rendeu um gasto não programado por ser necessário mudar a rota de entrega para que eu possa ser atendida. Dessa forma o fornecedor está perdendo, ocasionando uma negociação do tipo Ganha/Perde.

Ou, ainda, eu posso manter a data de reposição dos materiais para que o fornecedor não tenha prejuízo, mas dessa forma eu terei que contratar uma empresa a parte, ou simplesmente cancelas as vendas adicionais, causando uma grande perda pra minha empresa e tendo uma relação de parceria Perde/Ganha.

Ganha

Existe a opção de parceria apenas Ganha. As pessoas que tem esse tipo de pensamento não estão interessadas em fazer a outra pessoa perder ou ganhar, estão apenas focadas no fato de que elas mesmas precisam ganhar, seja qual for a situação, elas devem ter suas necessidades satisfeitas.

Ganha/Ganha

Por fim, temos a parceria Ganha/Ganha, onde diante de qualquer situação, os dois lados negociam de forma a buscar uma solução que seja benéfica para ambos. Meu fornecedor pode negociar o envio de material adicional nas datas de costume da entrega, onde eu pago uma taxa aditiva ao contrato para ter acesso ao material e ele pode disponibilizar a mesma em quantidade maior sempre que for necessário.

No mundo dos negócios, buscar a parceria Ganha/Ganha é sempre a mais indicada, pois ela garante parcerias mais saudáveis, duradouras e benéficas. Porém em alguns casos, pode ser interessante realizar a parceria Ganha/Ganha ou Nada Feito. Esse tipo serve para os casos em que as partes não conseguem chegar em um acordo Ganha/Ganha, onde ambas estejam satisfeitas. Dessa forma, ou eles acham uma forma que satisfaça ambas, ou nenhum contrato ou negociação será realizado, sem nenhum tipo de prejuízo para nenhuma das partes, que impeça negociações futuras.

As formas de parcerias citadas podem ser usadas em relacionamentos pessoais, com seu marido, esposa ou filhos, mas a ideal para escolher nesses casos vai depender da situação em que você está encarando. Pois há momentos em que você sair “perdendo” em uma discussão pode elevar o nível do relacionamento, por exemplo. Assim, para que você aprofunde seus conhecimentos sobre as formas de negociação e interação com outras pessoas, recomendamos a leitura do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” do autor Stephen R. Covey.