TECNOLOGIA NO TRABALHO E SEUS BENEFÍCIOS
O avanço da tecnologia revolucionou a forma como trabalhamos. Pense em como eram os ambientes e as rotinas de escritórios e empresas há vinte ou dez anos. Bem diferentes de hoje, não é? Ferramentas como internet, redes sociais, sistemas em nuvem, smartphones, tablets e outros transformaram completamente a realidade de trabalho da nossa sociedade, e abriram um grande leque de possibilidades.
A tecnologia permitiu uma reviravolta na forma de se comunicar. Hoje, tudo é feito online, e a comunicação ficou muito mais rápida, tanto com parceiros e fornecedores quando com o próprio público. No âmbito interno, ela também facilitou e turbinou a comunicação interna entre empresa e funcionários e entre os próprios funcionários, melhorando as relações e o ambiente de trabalho.
A internet, aliás, permitiu um contato muito mais direto com o público alvo, possibilitando medir de forma precisa o alcance e outros dados da empresa em redes sociais e sites. Com isso, também ficou muito mais fácil divulgar seu negócio ou produto e fazer um marketing muito mais direcionado e com melhores retornos.
Outra vantagem proporcionada pela tecnologia foi o processamento de dados, que facilita e automatiza a organização de uma empresa. Planilhas e relatórios passaram a ser gerados e organizados através de programas de computador, que muitas vezes podem ser acessados pelo tablet ou pelo smartphone. Além de automatizar processos mecânicos, esses programas minimizam os erros e permitem que os funcionários foquem em outras tarefas importantes.
Trabalho em casa
A tecnologia não facilitou apenas o trabalho nas empresas; ela possibilitou que as pessoas trabalhassem diretamente de casa ou de qualquer outro lugar, sejam elas autônomas ou funcionários de um negócio. É o chamado home office.
Com a internet, o notebook, o e-mail, as redes sociais, as redes internas das empresas e outras facilidades, tornou-se possível trabalhar remotamente. Essa é uma das formas de trabalho que tende a crescer, pois diminui os custos para a empresa, que precisa de menos espaço físico e gasta menos com contas de água e luz. Ela também permite que o funcionário trabalhe do conforto do seu lar, e em algumas situações é bem mais flexível com horários.