Como não perder vendas: 4 pontos chaves se você está começando!

Como não perder vendas: 4 pontos chaves se você está começando!

Ser um empresário iniciante tem diversos desafios, e um dos grandes é conseguir transmitir profissionalismo e confiança sendo que sua empresa está no mercado há pouco tempo, seu portfólio é reduzido e você não tem muita experiência.

Só quem já perdeu algum contrato por não ter conseguido transmitir confiança sabe o quanto isso pode ser prejudicial.

Mas este não é o único dificultador na obtenção de novos contratos de empresários iniciantes. Vergonha de falar com o público, omissão de informações importantes e problemas no local escolhida para a reunião, são outros campeões na perda de contratos.

Pensando nessas dificuldades que você possa estar tendo ou que possa ter no futuro, é que nossa Equipe desenvolveu este texto com dicas práticas para que os problemas citados não atrapalhem no seu crescimento como empresário.

Transmitir Confiança

O medo do desconhecido aliado à falta de experiência podem ocasionar “tiques” como voz trêmula, suor em excesso, lapiços de memória e taquicardia. Conforme as novas experiências forem surgindo, você vai conseguir tirar de letra, mas nesse começo é comum ficar nervoso (a).

Para evitar esses “tiques” sugerimos que você estude muito sobre o seu mercado, sobre sua empresa, além de ler livros sobre autoconhecimento e empreendedorismo. Quanto mais você souber, melhor preparado (a) você estará para qualquer situação. Ler sobre como as pessoas agiram em determinadas situações vão te dando bagagem para criar a sua própria experiência, além de aprender com os erros dos outros. E os livros de autoconhecimento vão ajudar você a se conhecer melhor, a ser mais confiante com você mesmo e com seu negócio.

Falar em Público

Para perder o medo de se expressar na frente de várias pessoas ou de apenas uma que você não conheça, é preciso que você treine e torne esse processo de falar em público algo natural e corriqueiro.

Existem técnicas para melhorar sua oratória, livros e cursos que ensinam muita coisa mas você pode começar com dois exercícios simples: treinar o que você pretende falar para outra pessoa ou se gravar falando. Ao pedir ajudar para alguém treinar com você o tema da sua reunião, você terá o feedback da pessoa que está ouvindo, saberá quais dúvidas ela ficou em relação ao que você falou, que podem ser as mesmas que o seu possível cliente possa ter, antecipando perguntas você se prepara melhor paras as respostas. Assistir você falando é um oportunidade para analisar sua desenvoltura e também ouvir, de outro ponto de vista, o que você pretende abordar em reunião.

Esquecer Informações Importantes

Mesmo que você treine o que pretende falar, seja com outra pessoa ou com uma câmera, é provável que você esqueça de falar algo, seja por nervosismo ou pela conversa seguir outros rumos. O problema desse “esquecimento” é que a informação que não foi passada pode ser significativa para o possível cliente tomar a decisão de se tornar seu cliente.

Por isso, elabore e leve uma pauta para a reunião, seja com os principais diferenciais do seu produto, seja as informações que você precisa pegar com a pessoa ou qualquer outro tipo de informação que precisa ser falada ou obtida. Assim, antes da reunião acabar você confere a pauta e pode voltar para sua empresa com a consciência tranquila de que falou tudo que precisava ser dito.

Escolher o Local para Reunião

É muito provável que você, como empresário iniciante, trabalhe direto de casa e ainda não tenha um escritório formal para atender seus possíveis clientes. Como atender essas pessoas na sua casa pode não ser uma boa opção, é comum procurar locais como Cafés, Praça de Alimentação e lugares parecidos para receber o cliente. Em situações informais e com clientes mais antigos, você até pode se encontrar com eles nesses locais, pois eles já conhecem você, seu trabalho e seu profissionalismo, mas esses não são locais adequados para criar uma boa primeira impressão. Além de terem muito barulho e não contar com coisas básicas, como tomadas e internet, coisas úteis em qualquer reunião.

Uma alternativa mais interessante e de baixo custo seria alugar um escritório pelo período em que sua reunião ocorrerá. Essa modalidade é chamada de Escritório Inteligente pois comporta a estrutura de um escritório formal completo (com móveis confortáveis, bem localizado, auxílio de secretária, por exemplo) mas sem os gastos de manutenção com o mesmo, pois você vai pagar apenas o valor da locação da sala enquanto a estiver utilizando.

Nós da Work Center trabalhamos com Escritórios Inteligentes em duas modalidades, com salas de reunião para até 3 pessoas, e salas executivas para até 8 pessoas, todas privativas e que farão seu cliente se sentir como se o escritório fosse 100% seu.