Sim, você leu certo, estamos falando das suas vendas de fim de ano, agora no mês de Setembro pois dependendo do tipo e tamanho do seu negócio é importante se preparar com muita antecedência para garantir que as vendas de fim de ano sejam um sucesso.
A maioria das empresas tem um grande aumento em suas vendas no período de fim de ano, com a chegada do Natal, virada do ano e período de férias, esse aumento é ótimo, pois significa mais dinheiro, mais clientes e também mais trabalho. Tudo pode acontecer se você não estiver preparado para essa nova demanda, como perder vendas se o estoque não estiver abastecido, ou prejudicar a reputação da empresa por mal atendimento oriundo de poucos funcionários para o número elevado de clientes.
Pensando nisso, listamos 5 áreas da sua empresa para você revisar e se planejar para garantir que as vendas de fim de ano sejam um sucesso!
Número de funcionários
Como está o seu quadro de funcionários? Precisa de uma equipe a disposição apenas para trabalhar durante o fim do ano? Se sim, está na hora de começar o processo seletivo e de treinamento, assim você garante que a nova equipe estará de acordo com as normas e filosofias da empresa no período derradeiro.
Estoque
Quantos produtos a mais que o normal você precisa no fim do ano? Com quanta antecedência precisa fazer sua encomenda? Tem fornecedores adicionais em caso de problemas com o principal? E quanto a organização do espaço, está tudo em dia? Confira tudo para garantir que não haja problemas de venda ou de prejuízo por causa de uma encomenda errada de produtos.
Logística
Como será a logística para entregar os produtos vendidos? Se você tem uma frota própria pode fazer uma revisão em todos os veículos para garantir que está tudo em ordem, ou ainda comprar novos automóveis. Se utiliza uma distribuidora terceirizada pode ser o momento de atualizar o contrato com eles ou fazer novos orçamentos.
Sistemas
Usar a tecnologia em seus processos de vendas e gestão do seu negócio torna o processo mais prático, transparente e seguro e de tempos em tempos é importante atualizar ou até trocar o fornecedor caso esteja tendo problemas. Em caso de troca ou primeira implementação, quanto antes for feito melhor treinados você e sua equipe estarão na utilização dele.
Marketing
Não podemos esquecer da campanha de Marketing para aumentar as vendas. Criação de imagens e conteúdos, contratação de agência, estratégias de vendas e o contato com os já clientes para que aproveitem as promoções de fim de ano.
Essas costumam ser as áreas principais, mas passe um pente fino por toda a sua empresa para garantir que deu atenção para todas elas. Sendo uma empresa grande ou não, o planejamento é sempre necessário e evita grandes problemas.
Lembre-se, por fim, que todas as áreas da empresa precisam estar coordenadas. O Estoque deve estar preparado para as vendas que o Marketing vai divulgar, a Logística pronto para a entrega conforme as expectativas de vendas e assim por diante.
Na realidade de uma empresa, nem tudo podemos controlar, mas se concentramos nossa atenção naquilo que podemos, o dia a dia será muito mais agradável e tranquilo.
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