A IMPORTÂNCIA DO BOCA A BOCA
Não há propaganda melhor do que um cliente satisfeito. Ele reconhece a qualidade do trabalho, fala sobre sua solução e, no final, indica seus serviços para outros possíveis clientes. Dessa forma, realizar um atendimento de qualidade e que conquiste o cliente é uma importante ferramenta para gerar novos negócios, e o melhor, uma ferramenta que exige pouco investimento além do próprio trabalho realizado.
Mas fazer um bom trabalho pode não ser o bastante para gerar uma indicação dos clientes. O boca a boca é uma ferramenta que precisa ser administrada de maneira correta, com certo cuidado para não parecer evasivo. Existe uma linha tênue entre ser chato e ser relevante, e quem não aproveita esse meio termo acaba caindo no ostracismo de fornecedores esquecidos. Portanto, fazer o bom atendimento é bom, mas fazer o cliente perceber esse bom atendimento de maneira natural é melhor ainda.
Aqui surge um novo desafio: como fazer isso? A resposta pode não ser tão simples, mas através de algumas técnicas de pós-venda, é possível identificar pontos que fazem os clientes sentirem-se mais atraídos por tudo que uma empresa faz.
Boca a boca: a mais antiga estratégia de comunicação
Muito antes da publicidade existir, das técnicas de marketing e das ferramentas de SEO, havia um jeito muito efetivo de se atrair um cliente: o boca a boca. Em feiras, local onde todos são teoricamente iguais, pode-se até começar uma abordagem com gritos, mas um cliente só se tornará fiel se perceber algum diferencial na barraca em questão. E esses diferenciais não são assim tão difíceis de se encontrar.
Uma fruta mais conservada, um desconto extra, um “chorinho” a mais de produtos, todos são exemplos de como um cliente pode sentir-se melhor atendido, e quando isso acontece, a tendência é clara: falar bem do seu serviço e indicar para outras pessoas.
Levando essa realidade para o seu negócio, pense: como eu posso fazer meu cliente se sentir bem tratado? O que eu gostaria de receber se comprasse meu produto? Através de pequenos mimos, um atendimento bom pode se tornar excelente, e o boca a boca será então responsável por novos negócios.