A IMPORTÂNCIA DE SER VISTO
Após todas as dicas que demos para quem quer abrir um negócio, a divulgação é a mais
importante após a ideia sair do papel. Ser visto por possíveis clientes é a única forma de
criar boas oportunidades de vendas e assim garantir a subsistência do negócio e fazê-lo
crescer.
Com a Globalização e o advento da tecnologia, ser visto se tornou algo acessível e com
um alcance muito maior. Mas da mesma forma que a tecnologia dá direitos iguais aos
empreendedores, a concorrência se tornou cada vez mais acirrada e com isso “ser visto”
apenas por ser não é mais suficiente.
Como aparecer na internet
No marketing tradicional, as empresas montavam sua estratégia de comunicação e
anunciavam nos meios disponíveis da época, Rádio, Televisão, Revistas e Jornais. Havia,
invariavelmente, uma conexão entre a ação e o plano de marketing.
Na internet também é possível adotar essa tática tradicional, sendo apenas necessário
atualizar o meio de comunicação escolhido. A empresa pode colocar propaganda em um
site ou anúncio em um vídeo no YouTube. São mídias mais baratas levando-se em conta
o alcance delas e a possibilidade de escolha entre varias opções de acordo com o a
diversidade do público que se quer alcançar.
Seguindo essa linha, as redes sociais abrem uma nova perspectiva na visibilidade dos
negócios, sendo também de baixo custo e disponível para diversas táticas de divulgação.
O Facebook é um ótimo exemplo pois permite dizer um “oi” para atuais e futuros clientes
ligados por afinidades e interesses em comum com a marca.
Inbound Marketing
A última moda é, sem dúvida alguma a utilização do Inbound Marketing, que se vale do
Marketing de conteúdo para fazer com que a empresa seja vista.
O Marketing de conteúdo é a tentativa de capturar novos clientes a partir dos conteúdos
divulgados nas redes sociais e disponíveis aos mecanismos de busca. O Inbound
Marketing é a tentativa de multiplicar o número de pessoas que terão acesso a esse
conteúdo. Ele usa as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para referenciar o
conteúdo dos blogs, sites de compra e institucionais nos mecanismos de busca. Esse é
um caminho muito útil porque está especificamente voltado para oferecer sucesso nessa
primeira parte do processo de venda que é chamar atenção.
É importante ressaltar, contudo, que uma boa divulgação não garante a venda, ela
necessita de questões básicas, como um bom produto ou serviço, boas condições de
pagamento e de atendimento ao cliente.