Garanto que se eu perguntasse agora para você, quais são os pontos fortes da sua empresa, a resposta estaria na ponta da língua, correto? Mas e se eu perguntar as suas fraquezas, sobre as áreas em que sua empresa precisa melhorar, você saberia me dizer com a mesma rapidez?
É claro que não queremos contar para ninguém sobre os defeitos do nosso negócio mas nós como empresários precisamos conhecer cada um deles e criar planos para resolvê-los.
Uma ferramenta muito utilizada para descobrir pontos fortes e fracos é a Matriz SWOT. Ela consiste em 4 quadrantes onde devemos listar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do nosso negócio, como o exemplo abaixo.
(Imagem – Internet)
O objetivo dela é desenvolver planos de ação para transformar as fraquezas em forças e as ameaças em oportunidades.
Para esta análise é necessário ainda observar o ambiente interno, a própria empresa, e o ambiente externo, o mercado em que ela está inserida.
Este exercício pode parecer bobo aos olhos de um observador iniciante, mas ele ajuda a criar um rumo para sua empresa, um caminho a seguir, assim como a criar objetivos e metas bem estabelecidas que vão guiar a empresa de modo a resolver seus principais problemas.
Existem diversas ferramentas que tem objetivos parecidos e você pode utilizar a que achar mais adequada, o importante aqui é que você escolha uma delas, faça o exercício proposto e crie um plano de ação conforme os objetivos identificados. Ao final de um período estabelecido, que pode ser um semestre, um ano ou o período de tempo que achar melhor, analise os resultados obtidos e repita. Assim você garante que sua empresa está melhorando com o passar do tempo.