Você já parou para pensar quantas horas trabalha por dia? E já parou para pensar se esse tempo é suficiente para manter as coisas em ordem?
Não sei você, mas eu sempre pensei que 24 horas diariamente é pouco para fazer tudo que eu gostaria de fazer, sem contar que uma boa parte desse tempo passamos dormindo ou no trânsito. Então quanto tempo gastamos trabalhando? E do tempo de trabalho, quanto realmente produzimos?
Produzir trata-se de começar e terminar algo, não apenas passar horas e horas fazendo algo sem nunca terminar, ou começar várias coisas sem dar conclusão para nenhuma. Sendo assim, pense de novo: quanto tempo você gasta produzindo coisas? Quanto tempo você gasta procrastinando? Quanto tempo gasta nas redes sociais ou de papo com alguém?
Precisamos nos questionar sobre todas essas coisas ao pensar sobre o tempo que usamos trabalhando. Se alguém como funcionário já se cobra, imagine quem é dono de uma empresa, que leva o trabalho para todos os lugares, até nos fins de semana e férias.
Mas se pensássemos pelo ponto de vista da produtividade, a conversa seria diferente, pois ela não se mede por horas e sim por tarefas realizadas. Então, quantas tarefas você consegue realizar por dia? E dessas tarefas, quais são fundamentais para sua empresa?
Falar sobre horas de trabalho e produtividade é um assunto delicado pois depende de vários fatores, e exige um alto grau de planejamento e organização. Por isso, muito cuidado ao se avaliar pensando apenas em número de horas.
O mais importante é você conhecer seu perfil de trabalho, período do dia que você produz com mais facilidade, atividades que você gosta de fazer e as que não gosta, seu perfil de liderança, quais atividades diminuem sua concentração, que ferramentas de gestão e de organização você gosta mais e apenas no fim dessa autoanálise, colocando tudo em prática em um cenário ideal, chegue a quantidade de horas que você precisa e pode disponibilizar para trabalhar.