Ter bons produtos é um ingrediente fundamental para o sucesso de qualquer loja, virtual ou não. Se você mesmo produz os itens que vende na sua loja, é mais fácil ter o controle sobre esse processo. Contudo, mesmo que você trabalhe com produtos de terceiros, os clientes que tiverem uma má experiência irão associar essa percepção negativa à sua marca. Por isso, tenha cuidado com o atendimento!
Mas, como garantir que somente produtos de qualidade apareçam em sua loja virtual? infelizmente não existe uma receita para isso. Porém preparamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:
Negociar com os fornecedores
Se você ainda está no início, negociar com grandes fornecedores pode parecer uma experiência intimidadora mas não se deixa levar por esse sentimento. Se o fabricante tiver interesse em vender os produtos dele na sua loja, essa transação beneficiará ambas as partes.
Por isso, coloque suas condições na mesa e seja firme! Você tem todo o direito de exigir que os produtos atendam os seus padrões de qualidade.
Conheça o mercado
Você precisa estar o tempo todo atento ao que acontece no segmento em que você trabalha. Quem são os principais fornecedores da sua área? Qual a reputação deles no mercado?
Estar antenado em tudo o que acontece é melhor forma de se posicionar bem nas negociações e atrair os produtos de melhor qualidade para sua loja.
Se você estiver por fora do que está acontecendo no mercado, as chances de alguém te empurrar qualquer coisa apenas para cumprir metas são grandes. Conhecimento é poder!
Fique atento às tendências
Seja você um vendedor de roupas ou de produtos eletrônicos, conhecer as tendências do segmento em que a sua loja atua é fundamental para poder buscar as novidades e se diferenciar da concorrência. Aqui, feiras e eventos são uma ótima pedida!
Peça avaliações dos seus clientes
Um cliente comprou um produto na sua loja? Pergunte a ele como foi a sua experiência, quais os seus pontos fortes e fracos E como você pode melhorar. Tendo essa avaliação, você poderá não só avaliar o seu próprio negócio mas também analisar a qualidade dos produtos que colocou à venda. Além disso poderá estabelecer um diálogo de alto nível com seus fornecedores, fazendo inclusive sugestões para que eles melhorem a qualidade dos produtos que fabricam.
Ouça as avaliações dos clientes
Não adianta apenas Pedir para que os clientes da sua loja avaliar um produto. é necessário levar em consideração essas avaliações nas suas decisões futuras sobre Quais produtos disponibilizar na sua loja. se os clientes constantemente falam mal de um produto, não tenha dó! Retire da lista de compras! E se os produtos de um determinado fornecedor são constantemente mal avaliados, troque de fornecedor!