Entramos no mês de maio de 2020 e a pandemia continua sendo nossa realidade. Quem é dono do seu próprio negócio não pode mais contar com a realidade de mercado anterior ao Covid-19, tudo mudou e vai continuar mudando e para você manter seu negócio vivo, é necessário aceitar essa nova realidade e estar disposto a se adaptar.
A forma tradicional de venda, em que você recebe seu cliente em um espaço físico para comprar ou consumir seu produto/serviço não pode mais ser sua forma principal de renda. Hoje há limitações de pessoas para receber nesses espaços e em algumas áreas não é nem possível receber os clientes em local físico. E a qualquer momento as regras podem mudar, então esteja preparado para o pior.
Sua melhor alternativa para lidar com essa situação é informatizar sua empresa, ou seja, vender seus produtos ou serviços utilizando a internet. Dessa forma você pode trabalhar de casa e as pessoas que também estão em casa podem comprar de você.
Loja Virtual
A forma mais completa de vender online é utilizar uma loja virtual, nela você apresenta sua empresa e produtos (ou serviços) e disponibiliza formas de pagamento e entrega. Um site bem estruturado permite que esse processo seja automatizado e você apenas acompanhe o andamento de tudo. O custo para criar uma loja virtual varia muito, mas diante dos benefícios, seria interessante você consultar algumas empresas para estudar a possibilidade de criar a sua.
Redes Sociais
É possível também vender online utilizando as Redes Sociais, como Facebook e Instagram, o processo é um pouco mais trabalhoso, pois você precisa conversar com cada uma das pessoas interessadas, fazer todo o processo de venda, mas profissionalizar o seu perfil nessas redes pode ajudar no processo.
E-mail Marketing
Se você tem a lista de e-mail dos seus clientes ou possíveis clientes, você pode utilizar da ferramenta de e-mail marketing para informá-los de promoções que está fazendo, ou avisar das novas formas que está utilizando para que eles não fiquem sem acesso aos seus serviços ou produtos. Há sistemas on-line bem simples para envio desses e-mails, muitos gratuitos, basta fazer uma simples pesquisa.
WhatsApp
Se você não tem familiaridade em utilizar o e-mail, pode aproveitar as mesmas estratégias para o WhatsApp, menos formal ele permite que você compartilhe promoções e divulgue seus produtos e serviços, além de realizar a venda direta.
Mas se o seu produto não se enquadra para venda através dessas ferramentas, considere oferecer outros tipos de serviços. Se você vende roupas, por exemplo, pode oferecer consultoria de estilo, dar ideias para customizar roupas, organizar um bazar virtual de trocas de roupas… Use e abuse da criatividade, pois este é um momento de adaptação, e quem se adaptar vai sobreviver e até prosperar.