Para algumas empresas, 2018 foi um ano de baixa lucratividade e dificuldade de vendas. Para outras, foi um ano de muito crescimento e lucro. Independentemente de qual seja a sua situação, saber cuidar do seu financeiro sempre é uma boa opção. E para ajudá-lo separamos algumas dicas:
Conheça suas despesas
Para que você possa tomar qualquer decisão, seja de comprar um novo equipamento ou cortar despesas desnecessária, é preciso que você tenha conhecimento total do que gasta ao longo dos meses e dos anos.
Para isso, você pode escolher desde um sistema personalizado até uma simples planilha de Excel, tudo depende da quantidade de dados que você tem e de quais informações gostaria de obter deles.
Ao conhecer todas os dados da sua empresa você pode realocar recursos, negociar ou até mesmo trocar fornecedores, diminuindo gastos e aumentando os lucros.
Dia de pagamento facilitado
Todas as contas de uma empresa não vencem no mesmo dia, por isso é extremamente necessário que você saiba a data de vencimento de cada uma delas. Assim que a primeira vencer, você pode se preparar para as demais, atualizando os valores dos boletos e com a ajuda da tecnologia pode evitar filas e agendar pagamentos bancários para datas futuras, evitando também o esquecimento. Converse com o gerente do seu banco para saber quais são as opções disponíveis para facilitar o pagamento de suas contas.
Cota de reinvestimento e emergência
Não importa o tamanho da sua empresa, seja recém nascida ou já dominante no seu mercado, sempre será necessário reinvestir uma parcela do lucro na empresa e guardar outra para um fundo de emergência.
Reinvestir uma parte do seu lucro permite que você compre equipamentos melhores que facilitem o trabalho, que você divulgue a empresa e alcance mais pessoas, que ofereça cursos para desenvolver sua equipe e muito mais.
Já a reserva de emergência permite que você esteja mais estável no mercado, que não prejudique seu fluxo de caixa em caso de problemas com fornecedores ou saída de funcionários, por exemplo.
Defina porcentagens para essas duas contas, assim elas se adaptam ao tamanho da sua empresa e crescem na mesma medida que a empresa cresce no mercado.
Tenha objetivos e metas claras
Para saber que caminho seguir, antes de mais nada é preciso saber onde você quer chegar. Tendo conhecimento do que você almeja para os próximos 1, 3 e 5 anos, crie indicadores que permitam verificar o quão perto está dos planos traçados. Defina metas e objetivos mensais, trimestrais e semestrais e estratégias para chegar ao caminho desejado.