Com certeza você já ouviu falar sobre Marketing pois é através dele que as empresas vendem seus produtos e serviços, além de se relacionar com os clientes. Mas você sabia que há um tipo de Marketing que se aplica a você como profissional?
Se você tem sua própria empresa ou é empregado de uma, precisa estudar e adquirir experiência para aumentar o seu valor no mercado, assim como sua capacidade de conhecimento. Mas investir em aspectos interpessoais também são muito importantes e úteis na ascensão da sua carreira, pois não basta ser alguém competente no trabalho mas que não respeita os colegas, ou que tem fama de mal humorado.
Nesse contexto surge o Marketing Pessoal, para ajudar você a transmitir ao meio externo as suas melhores qualidades e aqui vão 5 dicas para fazer isso.
1. Autoconhecimento
Antes de querer mostrar qualquer coisa para alguém, você precisa se conhecer, saber quais são seus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos e depois montar um plano para melhorar as questões negativas e evidenciar as positivas.
Pense em coisas relacionadas a interação e ao dia a dia de trabalho. Você tem facilidade em se expressar? Trabalha bem sob pressão? Se relaciona bem em equipe? Para ajudar ainda mais, pesquise sobre Matriz SWOT Pessoal.
2. Roupas e Higiene
Vestir-se bem para o trabalho sempre foi uma dica de etiqueta mas acabou sendo erroneamente associada a alta costura ou roupas de marca. Não é a etiqueta da sua roupa que diz se você está se vestindo bem, mas sim o quanto a sua roupa é adequada ao ambiente de trabalho, se ela está passada e sem manchas. A higiene pessoal possui grande influência nesse quesito mas também não requer exageros, como perfumes com aroma muito forte. Encontre um equilíbrio nessas duas questões aliado a peças e sapatos confortáveis.
3. Seja confiável
Poucas coisas ajudarão mais na sua carreira profissional do que ser visto pelos colegas, chefes ou parceiros de negócios como uma pessoa confiável. Isso significa que você deve ser honesto em qualquer situação, não esconder informações importantes, mostrar lealdade ao seu trabalho e sobretudo não mentir ou fazer fofocas. Também não permaneça em ambientes em que estiverem falando mal de alguém. Se isso acontecer, peça licença e se retire, pois mesmo não contribuindo para as fofocas você pode se tornar conivente com ela, e ser visto dessa forma.
4. Mais do que palavras, atitudes
De nada adiantará você se comunicar bem, se vestir de acordo mas não agir conforme o que diz. O que vai importar é a consistência da sua atitude em relação ao seu discurso. Então fale apenas o que você for capaz de realizar, não precisa abraçar o mundo, fazer pouco e bem feito já é o suficiente.
5. Cuidado com a coluna
Manter sua coluna ereta ao andar e sentar vai fazer bem para sua saúde e também transmitir mensagens de confiança, disposição e proatividade com o trabalho. Seu cérebro também recebe essas mensagens e faz com que você realmente se sinta dessas formas.