Como começar um projeto paralelo? E como saber o momento de largar o emprego para focar nele?

Como começar um projeto paralelo? E como saber o momento de largar o emprego para focar nele?

Sabe aquela ideia que surgiu do nada mas que você sempre pensa? Ou aquele sonho que você se imagina vivendo ou aquele tema que você adora conversar com as pessoas?

Se você já se viu em alguma dessas situações, então você já tem a ideia para criar seu projeto paralelo, só precisa começar.

Se você já identificou esse desejo inicial de criar um projeto, o primeiro passo é estruturar melhor sua ideia. Você gosta muito de café e gostaria de montar um negócio nessa área. Certo, mas como seria esse local? Qual o tamanho do ambiente, que tipos de café você venderia, que outros produtos ofereceria? Quantos funcionários seria necessário? Quanto mais você souber sobre sua ideia, mas fácil será elaborar um plano para tirá-la do papel.

Após fazer isso, precisamos focar nas questões mais técnicas. Quantas receitas de café você conhece? Você sabe como gerenciar sua futura cafeteria? Quanto dinheiro você tem disponível para investir?

Essa parte pode te desanimar um pouco se você perceber que precisa de muito mais coisas do que imaginava inicialmente, mas é melhor você descobrir isso agora, que tem tempo hábil para se preparar, do que no meio do projeto em execução.

Sabendo de tudo que precisa, chegou a hora de criar planos de ação que permitam realizar todas as etapas. Quanto tempo é necessário para juntar todo o valor necessário? O que você precisa estudar diariamente para aumentar seu conhecimento?

Organizar tais tarefas no seu dia dia, horário livre e fins de semana, permitirá que aos poucos seu projeto tome forma. Crie metas pequenas, para você sentir que está evoluindo, mas seja o mais realista possível com todos os prazos.

Sim, sacrifícios são necessário mas se você realmente gosta da ideia e quer ver ela em ação, você terá forças para implementá-la.

Quando seu projeto paralelo estiver funcionando a todo vapor, conciliá-lo com o trabalho fixo pode parecer quase impossível.

Saber o momento de largar um pelo outro depende de você e o que você quer para o futuro. Se o seu projeto te dá a mesma quantidade de dinheiro que o formal, pode ser interessante trocar.

Se o seu foco não é o dinheiro, mas você ama muito mais o projeto mesmo que ele não dê a mesma grana, então trocar pode te deixar mais feliz.

Você precisa definir o que é importante para você, identificar qual é a sua definição de sucesso, pesar as consequências e se planejar para elas, como ter uma reserva de dinheiro, caso dê algo errado.

Seja qual for sua decisão, ela é sua e apenas sua, mas saiba que a Work Center possui serviços que podem auxiliá-lo nessa tomada de decisão, principalmente se você trabalhar com o oferecimento de serviços.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo (a).