Como manter a qualidade dos seus produtos e serviços?

Como manter a qualidade dos seus produtos e serviços?

 

Como manter a qualidade dos seus produtos e serviços?

Toda empresa que tornou-se um império começou como qualquer outra, sendo pequena, atendendo poucas pessoas e tendo inúmeras limitações. Mas para chegar em um patamar superior, a qualidade dos produtos e serviços não pode ser deixada de lado.

Mas afinal, como é possível manter ou melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços? A resposta é simples: não perdendo o olhar de consumidor em relação ao seu produto e serviço. E para ajudar você a ter o olhar crítico que o consumidor tem, listamos algumas dicas:

 

Analise criticamente

Todo empresário é apaixonado pelo produto ou serviço que oferece. Lutamos com unhas e dentes pelo nosso projeto, tratamos com todo o carinho mas não podemos fechar os olhos diante dos problemas que ele possa ter.

Assim, para garantir o êxito do produto, você empresário, deve ser a pessoa que mais será rígido em relação a qualidade dele. Não veja apenas a parte boa dele, procure os defeitos e maneiras de corrigi-lo antes que seu cliente e os concorrentes encontrem esses erros.

 

Procure sempre oferecer algo melhor

“Podemos sempre melhorar” é uma frase batida que já estamos cansados de ouvir. Mas não é por ser batida e ter virado um clichê que ela não é verdadeira. Nossos produtos e serviços sempre podem ser aperfeiçoados e melhorados em vários níveis. Se suas vendas estão aumentando, não se acomode e crie planos para sempre melhorar seu trabalho.

 

Agregue valor

Sempre que for possível se faça a seguinte pergunta: o que posso fazer para agregar mais valor ao meu produto/serviço? Uma forma de melhorar seu produto sempre é agregar valor a ele. Através dessa simples pergunta você mantém seu produto/serviço sempre em posição de destaque no mercado, sobrevivendo ao passar do tempo.

 

Controle a qualidade

Mas de nada adiantam as melhorias se todo o processo de produção do seu produto ou de execução do seu serviço não tiver a qualidade mínima que seu cliente espera. Controle você mesmo ou tenha alguém capacitado nessa área, para garantir que cada etapa de execução do seu negócio seja bem realizada, assim seu cliente receberá o melhor que pode oferecer.

 

Saiba o que os clientes dizem sobre o serviço

E para garantir que tudo está indo bem, tenha um canal de comunicação com seu cliente. Mostre que ele pode e deve ser sincero contando o que pensa sobre o que está recebendo da sua empresa. Agradeça pelos comentários e tome providencias reais em relação a eles. Manter e divulgar esse canal de comunicação permite identificar falhas e resolvê-las com o menor impacto possível para saúde da sua empresa.