Crianças em casa, o que fazer?

Constantemente trazemos textos sobre trabalhar em casa e os inúmeros desafios dessa modalidade de trabalho, mas esses desafios aumentaram em tempo de pandemia e quarentena, onde temos mais preocupações e distrações.

Como as escolas não estão funcionando por medida de segurança, as crianças estão em casa em tempo integral, e pode ser difícil conciliar o tempo para trabalhar e dar atenção à elas, mas no texto de hoje damos algumas dicas para facilitar seu dia a dia.

Crianças precisam de rotina
Antes de qualquer coisa, é preciso que haja uma rotina para as crianças seguirem (assim como uma de trabalho, que falamos nesse texto). O foco aqui não é ser rígido e sim contar com as crianças para manutenção da normalidade e da tranquilidade da casa. Estabelecer o horário de acordar e dormir, das refeições todos juntos, das atividades de aprendizado e das brincadeiras.

Converse sempre
Por mais assustador que seja o momento que estamos vivendo, as crianças precisam entender, dentro do possível, o que acontece lá fora e a importância de ficar dentro de casa, a necessidade de criar uma nova rotina para família, os momentos que os pais estão trabalhando e precisam de silêncio. Através da informação transformamos as crianças em aliados que vão tornar o dia a dia doméstico mais agradável.

Atividades físicas
Crianças precisam se movimentar e gastar energia, mas sem a possibilidade de sair, precisamos encontrar alternativas dentro de casa para esses exercícios, como pular corda, uma caça ao tesouro, ouvir música e dançar e até mesmo jogos virtuais que usam o movimento do corpo para jogar.

Hora da história
Reserve alguns minutos todos os dias para exercitar a imaginação das crianças, criando histórias junto com elas, utilizando brinquedos e até livros para estimular sua criatividade.

Muita brincadeira
Pode ser tentador manter as crianças na frente da TV ou na internet o dia todo, mas isso fará muito mal ao desenvolvimento delas, por isso, reserve um tempinho no fim de semana para pesquisar opções de brincadeiras para fazer com seus filhos, conforme a idade deles, e inclua essas brincadeiras na rotina da criança, escolha atividades para fazer com toda a família e brincadeiras que ela possa fazer sozinha e em segurança.

Crianças em casa, o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *