Como está sua saúde mental?

Estamos a aproximadamente dois meses em quarentena, enfrentando diariamente o medo da contaminação, a incerteza em relação aos nossos empregos ou empresas, ou até mesmo sofrendo com o desemprego, sem expectativas sobre o que acontecerá amanhã ou quando será seguro sair novamente. Nossa vida mudou, e essa é a nova realidade, que pegou a todos de surpresa e destruiu muitos sonhos e planejamentos para o ano de 2020.

Diante desta situação caótica, como está sua saúde mental? É natural que nosso humor esteja instável, que não estejamos dormindo bem e nossa mente esteja um caos, mas se tem algo que podemos controlar em meio a essa pandemia é o modo como vamos reagir a ela, de modo a diminuir seu impacto negativo em nossa vida, um dia por vez.

Para ajudá-los a retomar o controle, seguem algumas dicas para colocar em prática agora mesmo:

Crie uma rotina
A melhor forma de encarar os dias intermináveis em casa e passar uma ideia de controle para o seu cérebro é criando uma rotina. Nada fixo demais, apenas ordenar melhor o que precisa ser feito todo dia, por exemplo, um horário máximo para acordar, um intervalo de horário para trabalhar no home office ou aprender algo online, tempo para exercício em casa, horário de lazer e para dormir, sem esquecer das paradas para refeições.

Meditação
Diferente do que muitos pensam, meditar não é ter a mente livre de pensamentos e sim não focar em nenhum deles, enquanto deixamos eles fluírem, focando na respiração e no momento presente. Alguns minutos em silêncio ou meditação guiada podem transformar seu dia e seu foco, experimente colocar na sua rotina.

Exercícios
Passar os dias sentados na frente do computador, indo apenas de um cômodo a outro não é a forma mais saudável de passar a quarentena, mas sair para praticar exercícios pode não ser seguro. Como alternativa, é possível se exercitar em casa, utilizando apenas o seu corpo, alongando, dançando ou fazendo séries de exercícios, o que você preferir, colhendo resultados positivos também para sua mente.

Desconecte-se das notícias
Como a TV está de fácil acesso agora que estamos em casa, você pode ficar tentado em mantê-la ligada o dia todo para ficar informado de todas as notícias. Mas esse hábito não é saudável, consumir horas de notícias de mortes e contaminações só vai deixar você mais ansioso. Mas alienar-se do mundo lá fora também não é a solução. Defina um momento do dia para saber das notícias recentes e na sequência mantenha-se desconectado até o dia seguinte.

Desacelere para dormir melhor
Na sua rotina da noite, crie um ambiente agradável algumas horas antes de deitar. Nada de noticiários, tome um banho relaxante, deixe o celular de lado e leia um livro. Dessa forma, sua mente desacelera naturalmente, você abre espaço para o sono chegar com sonhos agradáveis que vão permitir um bom despertar no dia seguinte.

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Como está sua saúde mental?

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