Cuidados a tomar para a segurança dos dados

As empresas possuem bancos de dados de diversos segmentos. Para fornecer um orçamento a um cliente, por exemplo, uma série de questionamentos são enviados e as respostas ficam armazenadas.

Se um contrato é celebrado, todos os dados dos clientes estão no arquivo, o que inclui informaões pessoais de currículos, números de documentos como CNPJ e CPF, quanto dinheiro a empresa faturou com aquele contrato ou os contatos de pessoas envolvidas. Isso sem falar nas informações com as quais as outras áreas da empresa lidam.

E, nesse período em que tudo é incerto, o home office passou a ser mais do que uma nova tendência: tornou-se uma realidade. Com isso, listamos algumas dicas para você cuidar da segurança dos dados da sua empresa.

1. Implementação de compliance digital
A palavra compliance significa “estar de acordo”. Compliance digital é implementado com o objetivo de deixar a empresa em conformidade com todas as leis relacionadas à tecnologia. Em resumo, serve para realizar uma análise de risco e implementar medidas preventivas com o objetivo de adequar a execução das atividades da organização à respeito das normas.

Um bom programa de compliance digital traz maior credibilidade para a empresa junto aos clientes e fornecedores. Além, é claro, de contribuir com a segurança e eficiência empresarial. É por meio dele também que ocorrem investigações internas sobre o descumprimento das normas no uso de recursos tecnológicos.

2. Elaboração de políticas internas e criação de relatórios de riscos
Uma equipe de TI capacitada pode contribuir muito com a segurança dos dados da sua empresa das seguintes formas:

  • Estipulando regras de roteamento do acesso
  • Criando senhas fortes
  • Delimitando o uso de redes criptografadas
  • Treinando todos os colaboradores
  • Conscientizando-os dos riscos da utilização indevida das mídias digitais

3. Contratação de uma seguradora
Essa pode ser uma alternativa eficiente para a segurança de dados na Internet. Assim, os custos de um eventual vazamento de dados sigilosos armazenados pela sua empresa são transferidos à seguradora, tornando-a responsável por eventuais indenizações a clientes, pagamento de multas e outros custos.

Cuidados a tomar para a segurança dos dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *