Sua empresa e o Corona. E agora?

A classificação do Coronavírus passou de epidemia para pandemia (epidemia em nível mundial). As consequências disso para todas as empresas do mundo são péssimas. As bolsas de valores do mundo inteiro tiveram quedas gigantescas e até mesmo os bancos estão tendo que se adaptar a essa nova ameaça aos seus rendimentos. 

Mas e você? O que você pode fazer para manter a sua empresa em tempos de Coronavírus? Separamos algumas dicas que seguem:

Proteja a si mesmo e a seus funcionários

Em primeiro lugar, é importante manter a sua própria segurança e a de seus funcionários. Esse é o momento para ser mais humano e menos empresário. Incentive sua equipe a ficar sempre informada. Lembre seus funcionários de usar o bom senso para se proteger e siga as recomendações  dos órgãos oficiais de saúde. 

Se a sua empresa não for essencial para o funcionamento da sociedade, é um momento para se adaptar e mandar os seus funcionários para casa, trabalhando em Home Office.

Se esse não for o caso, disponibilize álcool gel ou local para lavagem de mãos em todas as áreas comuns da empresa com lembretes publicados de que equipe deve lavar as mãos entre 12 e 15 vezes por dia, evitando apertos de mão e toques no rosto.

Se algum funcionário estiver apresentando os sintomas da doença, mande ele ficar em casa. nesses casos, é melhor garantir a segurança e evitar riscos a sua saúde e de seus colegas,  clientes e fornecedores. solicite que se o funcionário até uma Unidade Básica de Saúde e evite hospitais a não ser que esteja com sintomas mais graves.

Proteja seus negócios

Escolha uma pessoa para cuidar de estoques mantendo contato frequente com seus fornecedores e  vendedores. Além disso, é necessário ficar de olho em eventuais interrupções nas entregas e remessas. A comunicação diária sobre o fluxo de produtos e os cronogramas de entrega devem ser mantidos sob controle. esteja atento também sobre o  funcionamento e horários dos seus fornecedores e clientes.

Verifique também fornecedores alternativos de materiais em caso de interrupção da cadeia de suprimentos. os métodos de envio e as rotas de entrega para garantir que as remessas não sejam afetadas.

Proteja sua liquidez: antecipe e o pior cenário e esteja preparado

Se a sua produção tiver que ser interrompida, como sua empresa vai sobreviver? você tem liquidez suficiente para sobreviver a uma parada de  uma ou duas semanas? Os pagamentos ou saques automáticos ainda serão processados? Os débitos e pagamentos ainda ocorreram dentro do prazo? Você tem dinheiro ou liquidez disponível para continuar pagando seus funcionários?

Se você tem seguro, vale a pena conversar com seu agente para verificar se o seguro contra interrupção de negócios está incluído em sua apólice. no que diz respeito aos seus negócios, você precisa pensar no coronavírus de três maneiras: pessoas, processos e liquidez.

Visto que este é um problema de saúde básica de larga escala, o governo federal através da Caixa Econômica e do Banco do Brasil se pronunciam sobre linhas de crédito para ajudar  empresas a sobreviver ao Coronavírus. No nosso próximo artigo falaremos mais sobre isso. Fique ligado!

Sua empresa e o Corona. E agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *