Profissões que não existirão em 2030

Na semana passada, falamos sobre as profissões do futuro. A estimativa é que 85% das profissões que estarão em alta em 2030 ainda nem foram inventadas.

Hoje, em contraste, falaremos um pouco sobre as profissões que deixarão de existir nessa década. Graças à falta de demanda em um mundo tecnológico onde quase todas as atividades já foram automatizadas, dezenas de profissões estão na corda bamba para serem extintas. Algumas delas:

 

Agente de Viagens

Você está no conforto do seu lar quando uma pessoa aparece em sua TV fazendo a pergunta: Hotel? Sim. Se você não mora em uma caverna, já pegou a referência. O fato é que tem sido cada vez mais frequente o uso de sistemas automatizados para planejar viagens, agendar hotéis e comprar passagens (ônibus ou avião. Não interessa!), o que torna a profissão de agente de viagens obsoleta.

 

Trabalhadores Rurais

Pois é! A base da economia e sociedade humanas está na iminência de ser completamente automatizada. Por que, então, os seres humanos precisariam passar horas a fio debaixo do sol escaldante ou de chuvas torrenciais para prover o alimento da sociedade?

 

Carteiro

Uhul! Drones!!!

 

Repórter de meios de comunicação impresso

Em 2017, uma pesquisa revelou que, no Brasil, 72% da população se informava lendo notícias em sites e nas redes sociais. E esse número cresce à medida em que novas gerações vão aparecendo.

 

Piloto de Avião

São necessárias muitas horas de vôo, treinos em simuladores, estudos em muitas áreas, um grande investimento e uma paciência de Jó para ser piloto de avião. Mas vamos combinar… Pilotos são humanos e falham às vezes. Por esse motivo, existe o chamado “piloto automático” que, hoje, caso você não saiba, é responsável por a maior parte da duração de um vôo, deixando com o piloto apenas tarefas mais difíceis de serem padronizadas. Com o avanço da nossa tecnologia hoje, essa padronização se torna mais fácil e empresas já estão desenvolvendo sistemas completamente autônomos que pilotam aviões.

 

Anestesiologista

E a medicina não fica fora dessa lista. O vencedor de hoje é responsável pela administração de anestesias em pacientes mas especialistas americanos dizem que robôs poderão realizar esse trabalho sem problemas em um futuro próximo.

 

Analistas financeiros

Inteligências artificiais avançadas já estão prevendo a movimentação de dinheiro no mercado de ações. A tendência é elas ficarem ainda mais avançadas.

 

Contadores

Assim como os analistas financeiros, a profissão dos contadores está também com os dias contados. Com o aparecimento de softwares de contabilidade cada vez mais avançados, tudo o que seria necessário para automatizar de vez essa tarefa seria uma inteligência capaz de operar eses algoritmos.

 

Comissários de Bordo
Ok… Exageramos um pouco. Os comissários de bordo não estão no perigo iminente de serem extintos. Contudo, levando em conta que, do combustível às manutenções, colocar um avião no ar não é uma tarefa barata, diversas empresas de aviação estão se fundindo e, aos poucos, se tornarão apenas uma. Com essas fusões, muitos cortes de funcionários são feitos e eles são cada vez mais frequentes.

 

Caixas de lojas e supermercados

Não é difícil prever essa. Hoje, em vários estabelecimentos, o sistema de pagamento já é automatizado (isso em lugares que você ainda tenha que sair da sua casa para comprar).

 

Funcionários de bancos

Você ou alguém da sua família passou naquele concurso para trabalhar em um banco público. Estabilidade, conforto e “segurança” farão parte do seu dia a dia não? Não. Sentimos informar mas o futuro dos bancos é on-line e completamente virtual. Pense um pouco. Com toda a nossa tecnologia, qual é a necessidade de um cliente ir até a sua agência bancária? Aquele banco no qual você ou seu familiar trabalhará já está obsoleto! 🙂

 

Operador de Telemarketing

Você pode não saber mas, principalmente se você estiver em uma capital, é muito provável que aquela pessoa que te liga às 8 da manhã para oferecer um plano de TV por assinatura ou uma Internet mais veloz não seja bem uma pessoa…

 

Então, você trabalha em algumas dessas áreas? É melhor começar a se preparar para mudar de ramo!

Mas, independente do ramo que você atua, a Work Center pode te ajudar a economizar com o aluguel de uma sala comercial, o salário de uma secretária e, de quebra, a causar uma boa impressão com seus clientes. Bacana, né?

#VenhaSerWorkCenter

Profissões que não existirão em 2030

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *