Metas ou Sonhos?

Por que fazemos promessas e não cumprimos? Por que nós planejamos coisas para o nosso ano e é tão difícil concluir aquelas metas que estabelecemos? Por que é tão difícil mudar?

Porque você pode estar confundindo sonhos com objetivos!

Podemos dizer que o cérebro humano, tendo evoluído na savana africana, não planeja para o longo prazo. Não havia a necessidade pois o objetivo na savana era se manter vivo, conseguir água e comida para nós e nossos familiares e proteger nosso território contra invasores. Isso nos condiciona a focarmos no que é imediato e, transpondo isso para nossa vida social atualmente, não é diferente. Tendo isso em mente, para que um sonho seja cumprido, é necessário que seja dividido em passos menores. Vamos chamar essas pequenas divisões de objetivos. Como o nome já diz, são mais objetivos e, em conjunto, possibilitam a realização do que chamaremos de sonhos.

Um sonho é tudo aquilo que vai demorar mais de 3 meses para executar e possui um caráter abstrato. Então, por exemplo, você quer ficar satisfeito com seu corpo (sonho) e, para isso, você estabelece que deve perder 5 quilos em 3 meses (objetivo). Perceba que perder peso é algo abstrato e, com certeza, levará mais de 3 meses para ser executado. Já perder 5 quilos em 3 meses, é algo mais detalhado.

Não estamos, com isso, dizendo que sonhos não são importantes. Eles são como bússolas, fundamentais para ditar onde queremos chegar. Mas, para traçar o caminho, precisamos de um mapa: nossos objetivos.

Mesmo assim, esse objetivo de perder 5 kg em 3 meses não é focado o suficiente afinal há muitas formas de você conseguir isso. Precisamos de algo mais específico. Vamos quebrar esses objetivos em coisas menores, que levarão de 1 a 4 semanas para executar: as metas. No nosso exemplo, vamos definir uma meta como ir à academia, no mínimo, 3 vezes por semana.

Tendo estabelecida a nossa meta, vamos dividir isso ainda mais: em passos. Um passo é, literalmente, o que você precisa fazer para executar uma meta. Então, vamos estabelecer que, nas segundas, quartas e sextas, depois do seu horário de trabalho, você irá para casa, tomará um café, colocará roupas adequadas e irá para a academia. Ou você pode deixar a roupa da academia dentro do carro e ir direto do trabalho. Enfim. Esses são os passos que você irá definir para executar a meta de ir à academia 3 vezes por semana ou mais, o objetivo de perder 5 kg em 3 meses e o sonho de ficar satisfeito com o seu corpo.

Você, leitor, pode estar achando isso trivial demais mas, baseado em pesquisas do comportamento humano e na ciência cognitiva. O maior problema, hoje, é que as pessoas não traçam suas metas adequadamente e, com isso, executá-las se torna uma tarefa impossível! Então cadastre seus sonhos em uma planilha do Excel, por exemplo, e estabeleça seus objetivos e metas. Tendo isso, faça um checklist com todos os passos que você precisa executar para realizar seus sonhos. Esse é o melhor caminho para você terminar 2020 feliz consigo mesmo.

Então quais os seus planejamentos para 2020? Não esqueça que a Work Center pode te ajudar para que você tenha um ótimo atendimento ao seu cliente e cause aquela boa impressão necessária para fechar os melhores negócios! Então não perca mais tempo! Conheça nossos planos!

Metas ou Sonhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *