Foco: O Olho da Águia

Fato: Seu cérebro não consegue prestar atenção em mais de uma coisa simultaneamente.

Você, caro leitor, pode discordar disso e acreditar do fundo do seu coraçãozinho juvenil que é diferente porque consegue! Mas não. O que você consegue, no máximo, é dar um “Alt + Tab” no seu cérebro com rapidez e alternar a sua atenção entre coisas diferentes. Prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo é impossível.

Isso tem um complicação muito séria para a forma como nós, hoje, convivemos com a informação. Vivemos em uma época em que, como nunca visto anteriormente, há uma quantidade gigantesca de informação disponível para o cérebro das pessoas o tempo todo. Em alguns momentos do seu dia, é muito possível que a quantidade de informação que você recebe não seja processada pelo seu cérebro simplesmente porque ele é uma máquina limitada demais para isso e essa incapacidade do seu cérebro gera uma verdadeira crise de atenção.

Quantas vezes você já ficou com a impressão de que não consegue focar em seu trabalho o suficiente para que seu dia seja produtivo? Quantas vezes você chegou à conclusão que 24 horas não são suficientes para o seu dia? E como resolver essa crise?

Primeiramente, como vimos, ter foco não significa prestar atenção em várias coisas simultaneamente. Na verdade é exatamente o oposto. Prestar atenção em algo está muito mais relacionado a dizer “não” para diversas outras informações e focar apenas em uma coisa do que absorver tudo o que está chegando até você. Esse é o segredo. Focar apenas nas coisas importantes e negar todas as outras é essencial para o sucesso de qualquer projeto ao qual você está se dedicando no momento. E, ao finalizar aquele ponto importante, focar no próximo e dizer mais “nãos” é a receita do sucesso para a sua produtividade.

É importante que você compreenda que, se quiser ter mais foco na sua vida, você deverá aprender a dizer não. O primeiro deles: desligar o seu celular. Um estudo recente mostrou que, independente do seu celular estar no silencioso ou configurado apenas para vibrar, a mera presença dele no mesmo ambiente do seu trabalho faz com que seu raciocínio, em média, seja pior.

Então, de forma resumida, a sua atenção é uma energia limitada e você só pode dedicar essa energia a uma coisa por vez. O seu celular é um ralo para o qual a energia está sendo escoada. Então comece agora mesmo a dizer não para as coisas que não são importantes para o projeto. A Work Center pode te ajudar com isso deixando à sua disposição um número de telefone empresarial e todo o nosso atendimento profissional para que você foque naquilo que realmente importa: seus projetos de vida!

Foco: O Olho da Águia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *