Sucesso: Questão de talento?

O talento é uma espécie de inclinação natural que uma pessoa tem para determinada área da vida. Você pode imaginar o Messi ou o Pelé como indivíduos que tenham um talento natural para o esporte ou o Warren Buffett como um indivíduo que tenha um talento para os negócios e isso aparentemente é o que leva esses indivíduos ao sucesso. Porém, não é isso que os estudos científicos a respeito estão mostrando.

Obviamente, o sucesso em uma determinada área depende de um conjunto de características diferentes do sucesso em outra. Um indivíduo que deseja ter sucesso como biólogo por exemplo precisará de um conjunto de atributos diferente do que alguém que almeja o sucesso como um atleta. Mesmo assim, é possível enumerar características comuns a todos os tipos de sucesso. Esse é o nosso objetivo aqui.

Uma das maiores cientistas que possui trabalhos em Psicologia do Sucesso é a psicóloga americana Angela Lee Duckworth, autora do livro Garra. Nesse livro, ela fala que “o sucesso não é fruto de um talento inato” mas sim de “Garra”, um conjunto de dois elementos: paixão e perseverança. Ou seja, o sucesso é fruto, em primeiro lugar, da capacidade da pessoa de acordar todos os dias e se encantar com aquilo que ela faz, ver algo positivo em seu trabalho, que faça com que ela continue motivada para continuar fazendo. Em segundo lugar, o sucesso é determinado pela perseverança: a capacidade que a pessoa tem de apanhar, cair, aprender com os seus erros e tentar de novo de uma forma melhor. Resiliência é a palavra chave aqui.

É muito comum as pessoas desistirem facilmente e até internalizarem seu fracasso. Quantas vezes você já ouviu (ou mesmo disse para si) a frase “eu sou muito ruim em Matemática” ou “eu nunca teria o talento necessário para aprender um instrumento musical”? Curiosamente, as pessoas afirmam isso com uma naturalidade que não deveria existir! Esse é o grande erro das pessoas que assumem essa postura. Se você é ruim em Matemática ou acha que não tem talento para aprender a tocar um instrumento musical, isso é sinal apenas de que você não perseverou o suficiente para aprender essas coisas!

Quando você imagina que o Warren Buffett é naturalmente um bom negociador, você esquece dos vários erros que ele cometeu e, ao imaginar que o Messi tem talento para o futebol, você esquece das inúmeras horas de treinamento que ele enfrenta diariamente para ser um bom jogador.

Não estamos dizendo aqui que o talento não existe. Mas o fato é que o talento sem esforço nada mais é do que potencial desperdiçado. O talento é um potencializador do sucesso quando há esforço mas o sucesso em si depende desses dois pontos que citamos.

Portanto, para alcançar o seu sucesso, tenha Garra! Persevere e tenha certeza da existência da paixão por aquilo que faz. Para todo o resto, a Work Center – Escritórios Compartilhados e Inteligentes está aqui para te ajudar!

Sucesso: Questão de talento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *