5 ótimas séries na Netflix para líderes

Liderar exige preparo e disposição. Mas não é só isso: para ser um bom líder, são necessárias características que podem ser desenvolvidas durate a vida de cada pessoa. Você precisa ter a capacidade de inspirar, ser autêntico, corajoso, ouvir os demais e acreditar em si mesmo.

Dois grandes estudiosos do tema, Barry Posner e James Kouzes, após muitas pesquisas e análises de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas comuns para o sucesso desses gestores e concluíram que a liderança não é um estado e sim uma ação. Ou seja, ser líder está mais relacionado ao que se faz do que ao que se é. Assim, as práticas de liderança não são propriedades exclusivas de algumas pessoas.

Por esse motivo, assistir a bons exemplos de liderança pode ser inspirador. Então veja a lista de recomendações de séries da Netflix que separamos para você!

1. Narcos


Baseada em fatos reais, a série retrata a vida de Pablo Escobar, um dos maiores narcotraficantes do mundo. Deixando de lado sua inclinação, Escobar era um visionário. Logo no início da série, ele é apresentado ao produto e tem um insight do como montar o seu modelo de negócio. À medida em que a demanda ia crescendo, ele modificou e aumentou a produção de forma exponencial, elaborando novas e mais sofisticadas rotas de narcotráfico. Dessa forma, se manteve como líder frente ao cartel.

2. How to Get Away With Murder


Nesta série, o espectador conhece a advogada e professora universitária Annalise Keating que, apesar da rigidez, consegue extrair o máximo de sua equipe enquanto os ensina sobre direito penal. Como uma ótima líder, ela planeja tudo nos mínimos detalhes e delega funções de maneira exemplar. De fato, grande parte do seu sucesso só é alcançado por causa desse planejamento e da forma como ela os executa de maneira fria e calculada, mesmo em situações mais extremas. É claro que, no meio da trama, ela comete erros mas, mesmo assim, com muita estratégia, os minimiza e domina.

3. La Casa de Papel


Antecipação, trabalho em equipe e planejamento são as palavras chave desta série. Um dos protagonistas, chamado simplesmente de Professor, planeja durante anos todos os detalhes de um golpe à Casa da Moeda Espanhola e monta um grupo com 8 participantes cujos interesses, perfis e experiências são completamente distintos. Ele extrai o melhor de cada integrante porque sabe exatamente onde quer chegar e elabora com precisão e minuciosamente o que fazer para chegar lá. O diferencial que ele trouxe consigo foi inspirar uma visão compartilhada. Todos ali sabiam que ele estava lutando pelo coletivo e não somente pelos seus planos.

4. The Crown


A personagem principal desta série é Elizabeth II, Rainha da Inglaterra desde 1962. Ela assumiu um cargo de liderança com apenas 25 anos de idade e teve que lidar com conflitos internacionais, recessões, crises políticas e várias outras situações que, se não fosse uma ótima líder, não teria suportado tanto tempo no trono. E, hoje, até mesmo seus bisnetos são treinados para, um dia, herdarem o seu reino.

5. Billions


Bobby Axelrod é gestor de um fundo de investimentos bilionário. Apesar de trabalhar com mercado de capitais de alto risco, ele dá várias dicas durante a série que podem ser usadas no cotidiano. Até porque, no caso dele, imagine o prejuízo que uma simples decisão errada pode significar… Para evitar isso, ele busca se cercar de pessoas com conhecimentos mais diversos possíveis e autonomia de trabalho.

Gostou da nossa seleção? Ela mostra que uma boa liderança não segue um modelo único. Aprender e se capacitar tornarão você mais eficiente e promoverão satisfação e prosperidade aos seus liderados. Mas uma coisa é certa: Independente do seu modelo de liderança, a Work Center – Escritórios Inteligentes está aqui para te ajudar a economizar e superar os desafios da sua empresa. Então conheça nossos planos e entre em contato!

5 ótimas séries na Netflix para líderes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *