Procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais. Normalmente, está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa de seu objetivo.
O termo é mais utilizado no sentido de negligenciamento de atividades, ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, e inúmeros sinônimos, ou justificativas, podem ser utilizadas como: adiar, postergar, demorar, atrasar, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, tardar, pois o cérebro manda o entendimento de que o empreendedor dispõe de tempo que pode ser deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.

Existem algumas técnicas simples que ajudam as pessoas a diminuírem o ritmo da procrastinação, dividindo a divisão do tempo de produção de trabalho com entretenimento e descanso.
Uma dessas técnicas é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Neste método, a pessoa deve dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Após 4 “pomodoros”, a pessoa tem o direito de 30 minutos de repouso, para depois retornar a uma nova sequência de “pomodoros”.

Com o passar do tempo e, principalmente, quando começarem a surgir os primeiros indícios de sucesso, é normal desenvolver outros mecanismos para driblar esse negligenciamento. A WORK CENTER – Escritório Compartilhado para profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviços serve para empreendedores que queiram reduzir custos e canalizar sua energia e investimentos para o foco do seu negócio.

Procrastinação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *