6 Dicas para Empreender com Sucesso

No mundo cotidiano, principalmente no Brasil, está cada vez mais fácil começar a empreender. Há diversas opções de caminhos e formas que uma empresa pode ter, desde sua constituição fiscal (confira nossas dicas para se tornar um MEI aqui – http://wcei.com.br/2019/05/08/torne-se-mei/) até a forma de atendimento, que não precisa mais ser física, passando para o meio exclusivamente on-line.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você combater a inércia e colocar a mão na massa.

1. Planejamento, planejamento e planejamento.
Um negócio pode até começar sem muito planejamento mas, se você não planejar literalmente TUDO, dependerá exclusivamente da sorte para dar certo.

Você terá uma loja física? Supondo que sim, o que o potencial cliente verá quando entrar na sua loja? Um vendedor vai atendê-lo ou ele andará sozinho pelas gôndolas procurando o que deseja? Onde ficará o caixa? Quando ele se dirigir ao caixa, por onde ele vai passar? Onde ficarão os funcionários? Que tipo de tratamento os funcionários deverão dar ao cliente? Como você quer que o cliente se sinta? E se ele não se sentir assim, o que fará em seguida? E o que fará para fidelizar o cliente? E quanto ao financeiro? De onde vem o investimento? Você tem o suficiente para começar?

Nas palavras de Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra, “É calculando e analisando que o estrategista vence previamente a guerra na simulação feita no templo. Portanto, fazer muitos cálculos conduz à vitória, e poucos, à derrota. Quando examino a questão dessa forma, o resultado da guerra torna-se evidente”.

2. Tenha uma atitude empreendedora.
Ser empreendedor significa criar suas próprias oportunidades e ter persistência para contornar os problemas. O cotidiano de uma empresa, em resumo, significa resolver problemas. Se você conseguir contorná-los de maneira eficiente (e tiver um negócio bem planejado), se sairá bem.

3. Faça um planejamento financeiro.
Estamos nos repetindo? Bem… Sim mas é somente para mostrar como o planejamento do negócio é importante e isso envolve todos os aspectos! Por isso, calcule com cuidado os custos do seu negócio e deixe sempre aquela margem para capital de giro.

4. Valorize seus clientes.
Esse passo é essencial. Há um ditado que diz: “Um cliente satisfeito contará sua experiência para um amigo. Um cliente insatisfeito contará para 10”.

5. Estude o mercado.
Planejamento? Com certeza! É necessário analisar o mercado onde você quer se situar e verificar quem são os concorrentes, a qualidade dos produtos deles, similares aos seus, variedade de produtos no mercado, entre outras coisas. Não esqueça também de analisar os fornecedores e verificar o quão viável o negócio é.

6. Formalize-se.
Sabemos que essa parte pode ser um pouco chata mas é muito importante que sua empresa esteja com a documentação em dia! Você precisará de um CNPJ, alvará da prefeitura, do corpo de bombeiros e, dependendo do ramo de atividade, da polícia e vigilância sanitária, além de meios para ficar em dia com o fisco. Nesse ponto, é importante verificar também se o imóvel onde sua empresa será cadastrada possui habite-se e está regular junto à prefeitura. Mas fique tranquilo! Se você tiver algum problema com isso, pode sempre contar com o plano de Endereço Fiscal da Work Center!

A Work Center possui uma gama de serviços para ajudar a sua empresa a se consolidar e vencer no mercado! Clique aqui para conhecer o que podemos fazer por você! 😉

6 Dicas para Empreender com Sucesso
Tagged on:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *