Aumente seu Networking

O ser humano é um ser social, ou seja, precisa de interação com outros seres humanos para viver bem, e isso não é diferente no ambiente de trabalho, onde precisamos nos conectar com colegas, chefes, clientes e fornecedores.

A capacidade de nos conectar com outras pessoas é conhecida como networking, termo muito conhecido no ambiente de trabalho onde as relações entre as pessoas é decisiva nas negociações.

Se você quer criar ou melhorar o seu networking, siga as dicas a seguir:

Saiba “vender seu peixe”

A primeira coisa que você tem que ter bem clara, são os pontos fortes sobre sua empresa (se estiver procurando parceiros) ou sobre você como profissional (caso esteja procurando uma oportunidade de emprego).

Quanto maior for seu conhecimento de causa e mais facilmente conseguir passar essas informações, com confiança e objetividade, maiores são suas chances de chamar atenção.

Participe de eventos

Comparecer em eventos da sua área de atuação (como empresa ou profissional individual) são os lugares certos para encontrar as pessoas que você está procurando, conhecer gente nova e manter laços com os já conhecidos.

Entregue seus dados principais

As chances de você fazer networking são maiores em eventos mas você precisa estar pronto para qualquer momento que surja. Tenha sempre com você um cartão em que se apresenta (ou sua empresa), com os principais dados de contato e o que faz. Usar um QR Code, que leva seu contato para um site com mais informações, é uma boa estratégia a utilizar.

Seja interessante

Não basta apenas se concentrar em táticas para atrair pessoas se você não for alguém interessante, com conhecimento do que está falando, que sabe começar e manter uma conversa. Você pode estudar para se aprimorar nessas áreas, melhorar seu Marketing Pessoal (falamos mais sobre isso nesse texto) e aprender o melhor momento de abordar uma pessoa.

O que você pode oferecer?

Networking é uma via de mão dupla, assim como você deseja algo de outra pessoa, ela também deseja algo de você. Então deixe bem claro o que você tem a oferecer em troca, se prometer algo cumpra e seja cuidadoso com seus contatos.

Cuide dos seus contatos

Conseguir um novo networking é apenas uma parte do trabalho, você precisa se dedicar em mantê-lo com o passar do tempo. Então organize seus contatos para nunca confundi-los ou se esquecer de alguém, marque encontros ou troque mensagens para manter um bom relacionamento. Esteja por dentro das novidades e mostre que se interessa sobre a vida dessa pessoa, desejando parabéns pelo aniversário ou quando este alcançar algum objetivo pessoal ou profissional.

Aumente seu Networking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *