Como Aumentar sua Criatividade no Trabalho?

Habilidade em solucionar problemas é uma das qualidade mais exigidas pelos recrutadores ao selecionar um candidato. O mercado é muito dinâmico, assim como seu local de trabalho, em que problemas ocorrem o tempo inteiro e exigem boas soluções em um curto espaço de tempo.

Tais soluções exigem criatividade, assim como para a criação de novos produtos e a divulgação deles. Ser uma pessoa criativa, portanto, é um complemento da capacidade de resolver problemas.

Diante disso, trazemos 5 formas de ajudar a exercitar a sua criatividade para aumentar seu desempenho no trabalho.

Diversifique as buscas

É comum em algum momento de nossa carreira estar habituado a buscar conhecimento de uma forma que seja confortável para a gente, sobre assuntos que nos interessam e não ir além dessa bolha. Mas interessar-se por outras áreas, buscar informações em outros ambientes enriquece sua mente com novas experiência, novos jeitos de pensar e assim novas conexões se formam e tornam sua mente mais ativa.

Valorize os insights

Sabe aquelas ideias aparentemente sem sentido que aparecem em momentos estranhos e que você costuma não dar muita atenção para elas? Procure registrá-las e pensar um pouco sobre elas. A ideia em si pode não ser boa mas pode te levar a ter outra ideia muito melhor se você der chance para isso acontecer.

Ouça os outros

Por mais rico de conhecimento e experiência que você possa ser, nunca deixe de consultar outras pessoas sobre ideias e decisões a serem tomadas. Cada pessoa tem uma bagagem de vida diferente que pode contribuir e muito com as suas experiências, fazendo você pensar de formas não imaginadas antes.

Desconecte-se

Fazer muitas atividades que exijam muito da sua mente exercita ela e ajuda no desenvolvimento, mas ela também precisa de momentos de pausa para trabalhar mais livremente. Atividade operacionais, que exigem quase nada da sua mente são ideias para permitir que seu cérebro relaxe. Coloque na sua agenda diária pausas com atividades repetitivas e até mesmo monótonas, você pode não notar o bem que está fazendo para sua mente naquele momento mas verá os resultados com o tempo.

Não esqueça de descansar

Assim como sua mente precisa de descanso, você como um todo também precisa. Não pensar no trabalho no fim do expediente e nos fins de semana, fazer atividades físicas, dormir uma boa noite de sono, se alimentar bem e ter atividades paralelas também contribuem com sua criatividade. Novas experiência intercaladas com períodos de descanso total são a receita ideal para a criatividade surgir.

Como Aumentar sua Criatividade no Trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *