ESTÁ INTERESSADO?
CLIQUE AQUI
FLORIANÓPOLIS E REGIÃO: (48) 3037-4800
(48) 99610-0003

Blog

10 Dicas para novos Empreendedores

Abrir seu próprio negócio pode parecer difícil, mas esse processo costuma ser mais trabalhoso do que propriamente difícil, pois é necessário ter força de vontade, criatividade, persistência, capital de investimento inicial e tudo isso requer frequência.

Assim, aqui vão 10 dicas para ajudá-lo nesse processo:

1 - Conheça e misture-se com outros empreendedores. Sempre que houver encontros espalhados pela cidade, é essencial que você vá. Dessa forma você consegue encontrar investidores, sócios e, além disso, entender como funciona o mundo dos negócios e absorver um pouco da experiência que cada um traz consigo.

2 - Saiba planejar adequadamente o seu negócio, seja para atuar off-line (modelo tradicional) seja para atuar no mercado digital. Assim, você consegue visualizar o mercado e traçar a melhor estratégia para atingir esse público.

3 - Se você quiser um sócio, busque alguém que tenha o perfil ideal para essa situação. De preferência, procure alguém que possua as capacidades que se complementem às suas, de modo que você possa e consiga dividir todas as tarefas da empresa. Deixe claro, desde o começo, o tipo de time ideal que você deseja e a função que cada um vai exercer.

4 - É necessário que você faça um planejamento financeiro do seu negócio, crie um cenário pessimista, um realista e um otimista, dessa forma, pergunte-se quanto será necessário para investir no seu negócio e quanto tempo de investimento esse caixa passará a ter saldo positivo? É importante ter uma estimativa de retorno de investimento.

5 - O preparo psicológico para tal função é de suma importância. Por isso, sempre conte com a ajuda de um ou de dois mentores da área para te orientar e te dar o suporte necessário. A troca de experiências será fundamental para que você entenda todo o processo e não desista (e nem pense que as coisas acontecem apenas com você).

6 - Divida o seu tempo. Antes mesmo de montar efetivamente o seu negócio, é necessário que você tenha uma conversa franca e ampla com a sua família. Explique que os próximos dias serão de desafios, e deixe claro o motivo de sua ausência. Dessa forma todos saberão que você está passando por um momento de transição e passarão a entender (ou tentar) o que está se passando com você.

7 - É importante que você interaja com o mercado consumidor, sempre. Principalmente no começo, nos seis primeiros meses. Vá a feiras, vá a agências, todos os lugares que o seu público estará presente.

8 - Conte com a lei do seu lado! Tire o alvará de funcionamento, todas as autorizações e documentos públicos que forem necessários. Não se esqueça que tudo isso requer um pouco de tempo e exige alta burocracia. Planeje-se!

9 - Tenha bons profissionais ao seu lado, principalmente para a área de contabilidade.

10 - Busque novas inspirações sempre! Goste do negócio em que você esteja inserido e vá atrás de novas performances dos líderes desse mercado e pessoas que se destacam e das quais você tem grande admiração.

 

 

 

 

Tags:

+ escritório virtual florianopolis + coworking + locação sala reunião + sala por hora + escritório compartilhado + escritório inteligente + endereço fiscal + endereço empresarial + secretaria virtual + telefone virtual



Compartilhe o conhecimento:
Ler mais Blog
Voltar