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REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS, COMO USAR?

 

Nos últimos anos, temos assistido a uma verdadeira explosão das redes sociais na vida cotidiana. Desde as mais antigas, como o ICQ, até as mais modernas, como o Snapchat, pessoas de todas as idades e classes sociais têm conta nessas redes - aliás, esta é uma das características bastante marcantes da internet: a democratização.

 

Dessa forma, estas plataformas sociais online exercem diversos papéis, que vão desde a mera socialização com amigos e familiares até mobilizações capazes de mudar a realidade de comunidades e até mesmo países inteiros, como foi o caso da Primavera Árabe, movimento popular surgido para enfrentar diversas ditaduras instaladas em diversos países do leste africano e Oriente Médio.

 

No entanto, a força dessas plataformas vai muito além do aspecto social, já que hoje as redes sociais são poderosas e importantes impulsionadoras de economias locais, regionais e nacionais. Por isso, é imprescindível que as empresas estejam presentes e ativas nas redes sociais, dentre diversos outros benefícios que você conhecerá abaixo.

 

Benefício das redes sociais

O primeiro grande benefício de utilizar estas plataformas está no fato de tratar-se de um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, seu cliente ou possível cliente pode falar diretamente com a empresa, esclarecendo dúvidas, fazendo elogios e reclamações em tempo real, e recebendo feedback muito mais rapidamente. Essa agilidade é traduzida pelo cliente como respeito, melhorando a imagem que faz da empresa.

 

O segundo benefício está no valor da gestão e dos anúncios. As redes sociais são gratuitas tanto para pessoas físicas quanto para empresas, e o único custo das empresas é o valor dos posts, que geralmente são feitos por designers experientes. Além disso, o valor dos anúncios é extremamente baixo quando comparado aos meios de comunicação tradicional, como o rádio e a televisão.

 

Por fim, o ultimo benefício está na precisão. Com as informações que as redes sociais possuem de seus internautas, é possível fazer tudo com uma precisão incrível. Por exemplo, enquanto que na televisão é praticamente impossível saber as características exatas do público que vê os anúncios, já que a maioria das pessoas independente de sexo, idade e classe social assistem televisão, nas redes sociais isso não ocorre, pois temos as informações provenientes do momento em que o usuário cria sua conta.

 

Papel das redes sociais na comunicação

Apesar de todas as redes terem em comum a finalidade de facilitar a comunicação e sociabilidades, no contexto empresarial é necessário saber aproveitar as características específicas de determinada rede. Por isso, fizemos uma breve lista do fim que cada rede social deve receber.

 

Facebook: os conteúdos desta rede aparecem para o usuário de acordo com seus interesses. Por isso qualidade é mais importante que quantidade. Prefira publicações de alto nível, mesmo que o número de pessoas engajadas nelas seja abaixo do desejado.

 

Twitter: agilidade é a palavra de ordem. Por isso as frases devem ser criativas e sempre conter links, mesmo que este links levem às postagens do Facebook. Também é importante sempre responder aos usuários.

 

Instragram: Por ser uma rede extremamente visual, o ideal é que haja postagens em foto e vídeo sobre os bastidores da empresa, sobre como são planejados os produtos e serviços e sobre promoções.

 

Lembramos que estas três redes sociais são apenas algumas de uma longa lista, que inclui Snapchat, Google+, Linkedin, Tumblr, dentre outras. O importante é conhecer seu público e adequar a comunicação online ao mesmo.



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