ESTÁ INTERESSADO?
CLIQUE AQUI
FLORIANÓPOLIS E REGIÃO: (48) 3037-4800
(48) 99610-0003

Blog

Empreendedor por Oportunidade x Empreendedor por Necessidade

Empreendedores tem muitas coisas em comum, sejam características, atitudes ou pensamentos mas eles tendem a possuir origens ou motivações diferentes. Esse é o caso dos empreendedores por oportunidade e necessidade. Qual dos dois você se identifica?

 

Empreendedor por oportunidade

 

Este tipo de pessoa é aquela que sempre teve um feeling para os negócios, um impulso natural que o direcionava para ideias ou possibilidades de empreendimentos. Inclua aqui aquelas pessoas que quando criança criavam coisas para vender (como limonada, acessórios ou usavam seus talentos natos para se desenvolver bem na escola). Ao crescer, tinham diversas ideias geniais de sucesso, acreditando completamente que cada uma delas tem grande potencial e poderia ser realizada. Empreendedores por oportunidade, então, são aqueles que conseguem identificar boas ideias, acreditam nelas e vão atrás do que for necessário para implementá-las.

 

O problema desse tipo de empreendedor consiste em seguir impulsos que não necessariamente estejam corretos ou que tenham sido estudados com a cautela necessária antes de largar tudo e cair de cabeça nele. Muitos empresários já largaram carreiras sólidas por uma ideia que acabou afundando por excesso de confianças.

 

Você se identificou com esse perfil, então fique feliz com sua ousadia e disposição, mas mantenha os pés no chão e estude bem as opções antes de tomar decisões drásticas, ok?

 

 

Empreendedor por necessidade

 

Muitos já acreditaram na crença limitante de que ou você é empreendedor (conforme o perfil do por oportunidade) ou você não é, simples assim. Mas a capacidade de empreender pode ser adquirida de outras formas, como através do estudo, da experiência ou de uma necessidade.

 

Esse é o caso de pessoas que tem um perfil mais conservador, preferem estabilidade mas por algum motivo acabam empreendendo. Seja por ter perdido o emprego, precisar aumentar a renda da família ou ter recebido uma quantia que permite investir em um negócio.

 

Essas pessoas ainda podem ter o sonho da empresa própria, mas por comodismo ou medo demoram muito para investiram de verdade nesse sonho.

 

Mesmo sendo mais avessos a riscos, é possível ter sucesso nessa empreitada se houver planejamento, estudo e segurança ao tomar decisões arriscadas.

 

 

Seja qual for seu perfil empreendedor, há espaço no mercado para você desde que trabalhe seus pontos fortes e fracos. Conte com a Work Center para ajudar a economizar e seguir seus sonhos!



Compartilhe o conhecimento:
Ler mais Blog
Voltar