ESTÁ INTERESSADO?
CLIQUE AQUI
FLORIANÓPOLIS E REGIÃO: (48) 3037-4800
(48) 99610-0003

Blog

Passos para ter seu Negócio Próprio: - Terceiro Passo: faça um plano de negócios

 

Se você está pensando em empreender, provavelmente já ouviu falar algo a respeito de traçar um plano de negócio, mas talvez não entenda ainda exatamente o que isso significa. Para compreender melhor, imagine aquela sua viagem de férias: é necessário planejar-se tanto financeiramente quanto logisticamente para que ela aconteça, certo? É natural que, antes de embarcar, você faça as contas e o roteiro. Se você já se casou ou ajudou algum parente a organizar um casamento, com certeza sabe que são muitos os detalhes que devem ser pensados e definidos antes da data. Para tornar-se empreendedor, funciona mais ou menos assim, é necessário planejar cada passo com base no mercado e outros fatores.

 

O plano de negócios o ajudará a conhecer seus fornecedores, concorrentes e possíveis clientes, além de ter ideia de como funciona a oferta e a procura do segmento que você deseja trabalhar. A princípio parece algo simples, mas elaborar o plano irá exigir muita pesquisa e dedicação, visto que não é fácil mensurar fatores como mercado, que contam com o elemento humano. Isso porque não existe padrão de comportamento, o ser humano está sujeito a emoções, fatores financeiros, dentre outros. Ao final desse trabalho, você poderá concluir se a sua ideia é ou não viável. Daí a importância de não pular essa etapa.

 

E para isso, você terá que pensar de forma um pouco mais profunda sobre como funcionaria a sua empresa. Você pretende empreender sozinho ou terá um sócio? Caso sim, é recomendado que ambos trabalhem juntos na elaboração do plano, para que possam compartilhar suas impressões e resultados das pesquisas. Defina também a missão da sua empresa. Qual será o papel dela no mercado e na sociedade? Ela precisa ter um motivo para ganhar a preferência dentre os concorrentes, e você deve ser o primeiro a acreditar neste motivo.

 

Feito isso, vamos para a parte mais burocrática. Qual será o setor da sua empresa? Indústria? Comércio? Prestadora de serviços? E qual será a forma jurídica da empresa? Hoje em dia, muitos empreendedores optam pelo MEI (Microempreendedor Individual), mas o melhor a fazer é pesquisar sobre cada opção para definir a que melhor se encaixa ao caminho que deseja seguir. Você sabe como funciona o regime de tributação Simples Nacional? Se a resposta for não, é hora de se informar para ver se o seu negócio se enquadra nesta categoria. Se não for o caso, existem vários impostos dos quais você precisa estar a par antes de abrir a sua empresa.

 

Qual será o capital social da sua empresa? Caso se trate de uma sociedade, quais serão as cotas para cada sócio? De onde virão os recursos para investir? Em seguida, é hora de começar a pesquisar o mercado. Isso é apenas um resumo do que você deve saber antes de começar a mexer com os trâmites para ter o seu próprio negócio. O plano de negócio é um documento complexo e completo que exige persistência e paciência, mas é de suma importância para evitar prejuízos e arrependimentos futuros.

 

 

 

Tags:

+ escritório virtual florianopolis + coworking + locação sala reunião + sala por hora + escritório compartilhado + escritório inteligente + endereço fiscal + endereço empresarial + secretaria virtual + telefone virtual



Compartilhe o conhecimento:
Ler mais Blog
Voltar