ESTÁ INTERESSADO?
CLIQUE AQUI
FLORIANÓPOLIS E REGIÃO: (48) 3037-4800
(48) 99610-0003

Blog

Funcionários – entrevista e contratação

 

O crescimento de uma empresa é algo muito aguardado; com ele, novas responsabilidades e novos desafios são traçados e os objetivos precisam ser cada vez mais ambiciosos. Uma das maiores implicações do crescimento de uma empresa é a necessidade de novos braços e cérebros, o que antes era feito por um número de pessoas, precisará ser realizado por mais colaboradores. Contratar bons funcionários é o sonho de qualquer empresa, pessoas que estejam engajadas e preparadas para ajudar ainda mais no crescimento do negócio. Mais o que é preciso fazer na hora de contratar?

 

O primeiro passo é realizar entrevistas para conseguir encontrar o perfil de colaborador ideal para o que a empresa espera. Muitos departamentos de RH sofrem com dezenas de entrevistas até conseguirem encontrar a pessoa certa para a vaga. Tudo começa na hora de divulgar a vaga, é preciso fazer isso de forma completa e avaliar o candidato a partir do primeiro contato que ele tiver com a empresa.

 

Observar as pessoas e tentar captar o máximo de informações possível faz toda diferença na hora de comparar os candidatos, por isso é importante escutar mais e falar menos. Para uma entrevista efetiva tente trazer exemplos reais do trabalho diário que a pessoa terá que enfrentar e tente colocá-la dentro das situações para ver como ela se sai. Avaliar a flexibilidade também é uma boa maneira de entender melhor a personalidade do possível funcionário.

 

Para realizar a contratação de qualquer funcionário o empregador precisa registrar aquele trabalhador. O registro do trabalhador está previsto na CLT e precisa ser realizado com os devidos processos adotados pela empresa, adicionar o colaborador nos sistemas da empresa, integrá-lo com os outros funcionários e assim por diante.

 

Para efetivar a contratação de qualquer empregado é preciso levantar alguns documentos importantes, como a carteira de trabalho, certidão de casamento e/ou nascimento, declaração de dependentes quando o Imposto de Renda for retido na fonte, atestado médico admissional que é obrigatório e deve ser pago pela empresa, CPF e RG.

 

Depois da contratação em si vem a preocupação com a folha de pagamento, essa é uma das maiores dores de cabeça dos empresários. É preciso saber quanto o funcionário irá custar para entender quanto é possível oferecer para essas novas vagas que serão abertas. Além do pagamento que o trabalhador tem quando é registrado existem muitos outros encargos que precisam ser colocados na ponta do lápis pela empresa.

 

O trabalhador que é registrado na CLT tem direito a benefícios que são obrigatórios como férias remuneradas, 13º salário e FGTS e os impostos pagos. Na hora de calcular quanto esse trabalhador irá custar para a empresa é preciso adicionar todos esses valores no salário bruto.

 

Antes de contratar qualquer funcionário é preciso realizar todos os cálculos e análises para entender o que cabe ou não no orçamento da empresa, evitando assim imprevistos de um mal processo de seleção.



Compartilhe o conhecimento:
Ler mais Blog
Voltar