ESTÁ INTERESSADO?
CLIQUE AQUI
FLORIANÓPOLIS E REGIÃO: (48) 3037-4800
(48) 99610-0003

Blog

Controle Financeiro

 

Sem as finanças em dia, o fluxo de caixa bem feito e as atividades organizadas, as consequências para os negócios podem ser terríveis. No dia a dia, muitos gestores se pegam muito ocupados com outros assuntos e esquecem de dar o devido valor ao controle financeiro da empresa, que deveria ser o coração da gestão.

 

Ter um bom controle financeiro na sua empresa é coordenar todas as atividades financeiras pelas quais a empresa passa todos os dias. É através de relatórios baseados em dados do patrimônio que é possível analisar melhor a situação do fluxo de caixa, ou seja, se a empresa está tendo lucro ou não.

 

Nada melhor do que ter o controle das finanças na mão para conseguir tomar decisões mais assertivas. O dono da empresa ou gestor responsável precisa ter em mente qual a situação real em que a empresa se encontra, e não o que ele imagina que está acontecendo com a receita do negócio. Com esses dados fica mais fácil apostar em um investimento, e até mesmo desenhar orçamentos para todos os departamentos.

 

O controle financeiro deve ser realizado em conjunto com o fluxo de caixa, que é a documentação de tudo que entra e sai de dinheiro durante um tempo x (o interessante é datar isso todos os dias e analisar mensalmente). O fluxo de caixa também pode estar diretamente ligado a um trabalho ou projeto específico da empresa.

 

É comum que pequenas empresas sofram um pouco mais na hora de realizar esses controles, principalmente quando um pequeno empreendedor abre uma empresa e se torna a pessoa que faz tudo lá dentro. Isso faz com que ele não consiga focar em nada direito e que as coisas saiam meio desorganizadas. Investir em um profissional da área para cuidar do financeiro da empresa é importante para conseguir crescer. Esse é um serviço que também pode ser terceirizado, portanto é fácil de encontrar profissionais que o façam da melhor maneira possível.

 

Outro erro é misturar os caixas da empresa e o pessoal. Juntar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa pode ser uma grande armadilha para o futuro do negócio. É muito importante também registrar todos os gastos que são realizados para que não haja furo nenhum no fluxo de caixa. Pagar os impostos em dia também faz parte do controle financeiro e tem que ser levado à sério.

 

Hoje em dia, a tecnologia está muito avançada, e existem diversos softwares de gestão financeira que ajudam as empresas a realizar essas rotinas no dia a dia. Com os softwares também fica mais fácil encontrar erros e deixar tudo muito mais organizado e automatizado. Quanto mais a quantidade de dados registrados existirem, mais fácil de realizar análises e a gestão financeira da empresa. É importante realizar o registro diário se possível, e acompanhar tudo para ver de fato qual o lucro da empresa, quanto existe de receita para realizar investimentos, e outras ações necessárias para o empreendimento continuar crescendo.



Compartilhe o conhecimento:
Ler mais Blog
Voltar